Segurança do Paciente
A SPDM/PAIS está comprometida em buscar as melhores práticas voltadas para a segurança do paciente, para que os cuidados em saúde sejam prestados com qualidade e em um ambiente seguro e livre de danos.
A segurança do paciente é priorizada em todos os níveis da organização, desde a gestão dos processos até a prática clínica, a fim de se tornar uma cultura. Isso acontece por meio da implementação de protocolos como: metas de segurança do paciente, práticas baseadas em evidências e ferramentas para monitorar e mitigar riscos.
O objetivo é prevenir práticas inseguras, seja na assistência, prática clínica e área administrativa, promovendo uma cultura de segurança justa, na qual todos os profissionais são incentivados a notificar formalmente os eventos adversos e as não conformidades. Como resultado dessa ação, medidas preventivas são implementadas e auxiliam a promover a melhoria contínua na assistência à saúde.
Para promover a segurança do paciente de forma eficaz, a SPDM/PAIS adota uma abordagem que envolve, além das equipes, a segurança das instalações. Isso permite uma avaliação abrangente dos riscos e a implementação de estratégias de prevenção em todas as etapas da linha do cuidado, o que reflete no compromisso da instituição com a excelência clínica, a ética profissional e o bem-estar dos pacientes atendidos.
A fim de propor um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde, a instituição segue, em todas as unidades gerenciadas em parceria com a gestão pública, as melhores práticas descritas nos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Anvisa, incluindo as Seis Metas de Segurança do Paciente.
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Identificar corretamente o paciente
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OBJETIVO: reduzir a ocorrência de incidentes e assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para qual se destina.
Como colocá-la em prática?
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Utilizar no mínimo 2 (dois) identificadores, como nome completo do paciente e data de nascimento
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Envolver e educar o paciente, o acompanhante, familiar e cuidador, destacando a importância dessa ação
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Confirmar a identificação do paciente antes de:
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Coletar exames
- Administrar medicamento
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Realização de procedimentos
- Exames
- Administração do sangue e de hemoderivados
- Entrega de dietas
2
Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde
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OBJETIVO: Assegurar que o paciente entendeu a informação transmitida. A meta também contempla a comunicação de resultado crítico e a comunicação inclusiva.
Apesar do Ministério da Saúde nomear a meta como melhorar a comunicação entre profissionais, geralmente usa-se Comunicação Efetiva, a fim de abranger também a comunicação entre profissional e paciente.
É comum utilizar a técnica denominada “ler de volta”, que consiste em solicitar que o paciente repita o que foi dito pelo profissional da saúde, como forma de confirmação de que a informação passada foi compreendida
Como colocá-la em prática?
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Padronizar as informações mínimas que devem ser registradas na passagem de plantão e na transferência de pacientes
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Padronizar as informações de prescrição médica, evolução e pareceres
- Utilizar somente abreviaturas padronizadas pela SPDM/PAIS
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Realizar registros no prontuário de maneira clara, objetiva, completa, legível e sem rasuras, com o nome legível e o número de registro do profissional
3
Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
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OBJETIVO: Promover práticas seguras na prescrição, uso e administração de medicamentos nas Unidades de Saúde da SPDM/PAIS.
Como colocá-la em prática?
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Prescrição Segura:
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Garantir a correta identificação do paciente (Meta 1)
- Identificação do prescritor
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Identificação da instituição
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Identificação da data
- Legibilidade
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Não utilizar o uso de abreviaturas/símbolos e garantir a clareza da descrição do princípio ativo e da dosagem
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Atenção na prescrição de medicamentos com nomes semelhantes e via de administração
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Dispensação Segura de Medicamentos:
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Verificar no momento de dispensação se o paciente, medicamento, via, hora e dose estão corretos
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Registro correto da administração (conferir horário e via de administração do medicamento)
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Resposta certa (confirmação dos identificadores junto ao paciente e acompanhante)
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Atenção para a validade das medicações abertas, conservação e o preparo das diluições
4
Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
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OBJETIVO: Garantir que cirurgias e procedimentos sejam realizados de forma segura, no paciente certo e local correto, evitando a ocorrência de incidentes ou eventos adversos.
Como colocá-la em prática?
Utilizar o checklist de cirurgia segura que deverá ser aplicado em três momentos:
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Checar imediatamente antes da indução anestésica - Sign in
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Checar antes da incisão da pele - Time out
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Checar antes do paciente sair da sala - Sign out
5
Higienizar as mãos para evitar infecções
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OBJETIVO: : Prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos os envolvidos no cuidado do paciente.
Como colocá-la em prática?
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Padronizar as informações mínimas que devem ser registradas na passagem de plantão e na transferência de pacientes
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Antes de realizar procedimento limpo/ asséptico
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Após risco de exposição a fluídos corporais ou excreções
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Após tocar o paciente
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Após tocar superfícies próximas ao paciente
Mãos limpas resultam em cuidado mais seguro!
6
Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão
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Queda
OBJETIVO: Prevenir as quedas nas unidades de saúde, minimizando o risco de trauma para o paciente.
Lesão por Pressão
OBJETIVO: Promover a prevenção da ocorrência de lesão por pressão (LPP) e outras lesões da pele decorrentes da longa permanência do paciente no leito, idade avançada e uso de medicamentos com potencial risco de desenvolvimento.
Como colocá-la em prática?
Avaliar o paciente na admissão de acordo com os seus fatores de risco, utilizando instrumento/escalas
Notificação de eventos adversos
As notificações de incidentes e quase falhas são importantes para identificar os riscos e implementar ações de melhorias que contribuam para que a qualidade dos processos assistenciais sejam cada vez mais seguros.
Você pode contribuir com a Segurança do Paciente notificando os incidentes.
Notificação de Eventos Adversos
Nossas Certificações
A SPDM/PAIS oferta cuidado humanizado e centrado no paciente e na família. As conquistas de certificações mostram o comprometimento em melhorar a segurança e os padrões de qualidade assistencial.
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