Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde dos Pequenos

UTI Pediátrica do Hospital Tide Setúbal completa um ano

Data Publicação: 08/04/2022

Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS

No mês de março, a UTI Pediátrica do Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Paulo, completou um ano de funcionamento.

A ala foi inaugurada após esforço empenhado pela equipe da unidade, que percebeu a necessidade de prestar serviço de saúde qualificado para as crianças da região da zona leste da cidade e entorno.

"O caminho foi árduo. Em meio a pandemia da Covid-19 que assustava - e ainda assusta - a todos, a necessidade de leitos de UTI era ainda mais urgente", relembra Rosana Lopes de Almeida, gerente de Operações.

Segundo Edilaine Cristina Defaveri, gerente técnica da SPDM/PAIS, o espaço conta com nove leitos, estrutura moderna e equipamentos de ponta. "O serviço tem como premissa a organização e desenvolvimento de processos assistenciais focados em rotinas e protocolos direcionados à segurança do paciente crítico", esclarece Carlos Velucci, diretor técnico.

Quanto à equipe, é composta por profissionais de diferentes especialidades com vasta experiência em sua área de atuação. "Em um ano de existência, beneficiamos com nossos atendimentos 230 crianças com assistência acolhedora e humanizada, e índice de alta de 98% dos pacientes", aponta Ednaide Pereira, supervisora técnica.

Além de oferecer atendimento técnico de excelência ao público infantil, a equipe realiza periodicamente ações temáticas voltadas para a humanização e o acolhimento das crianças e de seus familiares. "Realizamos vários eventos com o intuito de trazer alegria e esperança aos pequenos e seus familiares, proporcionando sentimento de gratidão pela oportunidade de podermos fazer a diferença na vida dessas pessoas num momento de tanta fragilidade e medo", conclui a gerente Rosana.

O Hospital Municipal Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.