Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde Ambiental

PAVS da UBS Reunidas I orienta crianças e adolescentes

Data Publicação: 18/03/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis foi a escola da região para falar sobre alimentação saudável e descarte adequado de resíduos sólidos

 O PAVS da Unidade Básica de Saúde (UBS) Reunidas I, em São Paulo, realizou, junto aos alunos do 1° ao 5° ano da EMEF Silveira Bueno, uma ação educativa e de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. 

 A ação contou com orientações sobre a importância do descarte correto de resíduos para evitar a contaminação do solo e da água e a consequente proliferação de doenças relacionadas aos animais sinantrópicos, como Dengue e Leptospirose.

A alimentação saudável também esteve em pauta, facilitada pela nutricionista na ocasião, incentivando a escolha de opções que beneficiam a saúde, como frutas, verduras e legumes, em lugar dos ultra processados (refrigerante, macarrão instantâneo, biscoitos, salgadinhos, balas e guloseimas em geral), por exemplo.

 Parceria em prol da população

O Instituto Gea - Ética e Meio Ambiente, por meio do projeto Faixa Limpa II, também participou da ação, apresentando o Manual de Boa Convivência com a faixa de dutos que transportam petróleo e derivados, e que perpassam a comunidade do Jardim São Nicolau, região em que está localizada a EMEF.

O material informa, de maneira lúdica, quais as atividades permitidas nas faixas, quais produtos são transportados, e o número 168 para chamadas de emergência, já que os dutos podem apresentar riscos como vazamentos, incêndios, explosões e contaminação do solo e rios. 

"A importância de orientar os alunos sobre esses temas é a promoção de saúde da população que reside na comunidade do Jardim São Nicolau, que convive e estuda próximo a uma área de duto onde suas famílias transitam", ressalta Élen Soares, gestora ambiental do PAVS. 

Saúde Bucal

Por fim, a equipe de odontologia da UBS Reunidas I orientou os alunos sobre o cuidado em saúde bucal, alertando sobre a importância de realizar a escovação após as refeições e antes de dormir.

"A ação realizada em nossa EMEF, através do programa Saúde na Escola, com a UBS Reunidas 1 em parceria com o Instituto GEA, foi muito significativa, pois ajuda os nossos estudantes a refletirem sobre questões que impactam diretamente na sua qualidade de vida, mudanças de comportamento que auxiliam na saúde e bem estar tanto dos alunos, quanto de seus familiares. E, por consequência, afeta positivamente o território em que estão inseridos", comenta Raquel Camilo, diretora da EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno.

 As atividades, que alcançaram 120 estudantes, fazem parte do Programa Saúde na Escola, parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação voltada para a integração entre ambos os setores, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

"As ações do Programa Saúde na Escola (PSE), são sempre importantes para nós, APAs, pois são oportunidades de facilitar ações educativas de conscientização ambiental para crianças, mas esse PSE, em especial, foi importante pois pudemos abordar dois temas desafiadores que acontecem no entorno da EMEF Silveira Bueno: o descarte inadequado de resíduos e o manual de boa convivência com as faixas de dutos. Acredito que essa ação seja um passo a mais para a minimização destas questões para o cuidado com o ambiente e a saúde dos nossos usuários", acredita Leonardo Chaves, Agente de Promoção Ambiental. 

O PAVS da UBS Reunidas I é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x