Data Publicação: 11/11/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Confira cinco dicas simples e eficazes para garantir o uso consciente da água no dia a dia.
O Hospital Amparo Maternal (HAM) realizou uma campanha para alertar sobre o consumo consciente de água. A ação foi promovida pela Comissão de Sustentabilidade do hospital em resposta ao período de estiagem no estado de São Paulo.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) as temperaturas devem ficar acima da média até o mês de novembro no Estado, com os níveis dos rios abaixo dos valores esperados.
O objetivo da iniciativa foi conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância do uso racional da água, além de promover uma mudança nos hábitos de consumo dentro e fora da instituição.
Durante a campanha, diversas ações foram realizadas, incluindo murais informativos na entrada dos colaboradores, intervenção visual no refeitório abordando o uso de copos plásticos em relação ao consumo consciente de água e folders com orientações distribuídos nas bandejas dos pacientes.
Esses materiais ofereceram informações práticas e dados sobre o consumo de água por pessoa no Brasil e no mundo, além de exemplos de desperdício e sugestões para reduzir o uso desse recurso no dia a dia.
5 dicas simples e eficazes
- Tome banhos mais curtos
- Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos
- Use um balde em vez de mangueira para lavar o carro e regar plantas
- Verifique vazamentos e conserte-os rapidamente
- Use a máquina de lavar na capacidade máxima e aproveite a água para lavar calçadas
A água é fundamental para a saúde e para o funcionamento de instituições de saúde como o HAM, onde o consumo desse recurso é essencial, mas exige cuidado e eficiência. A gestão sustentável da água impacta diretamente na qualidade de vida e no meio ambiente, reforçando a importância de ações como essa que trazem consciência sobre o valor da água e a urgência de seu uso racional.
A campanha foi bem recebida pelos participantes. Em uma pesquisa de satisfação realizada após o evento, 70% dos entrevistados classificaram a campanha como excelente, enquanto 85% destacaram sua alta relevância.
Tatiana Martins, líder do setor de hotelaria do HAM, comentou sobre o impacto da iniciativa: "Foi enriquecedor fazer parte dessa campanha. O engajamento e a conscientização dos envolvidos mostraram que o uso responsável dos recursos naturais precisa ser uma discussão constante em nossa instituição."
A analista de faturamento do hospital, Renata Arce também enfatizou o impacto positivo da campanha em seu cotidiano: "A campanha me fez refletir sobre o quanto usamos água sem perceber. Pequenas atitudes como o consumo consciente nos banheiros e na copa, fazem uma grande diferença. Essas ações, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, geram economia para a empresa."
A campanha reforçou a responsabilidade socioambiental do Hospital Amparo Maternal, uma unidade da Prefeitura de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).