Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Sustentabilidade

UPA Tatuapé promove conscientização sobre consumo de energia e água

Data Publicação: 19/09/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Com foco na redução do consumo de energia e água, a UPA Tatuapé implementou iniciativas de conscientização e ações estruturais para promover a sustentabilidade.

Durante os encontros da Comissão de Sustentabilidade da UPA Tatuapé, em São Paulo, discutiu-se o consumo consciente na unidade, com foco em propostas para reduzir o uso de energia e água. Entre as iniciativas, foram adotadas ações para promover a conscientização, como a instalação de adesivos próximos a torneiras e interruptores, reforçando a importância da economia desses recursos.

"A Comissão tem como objetivo identificar e implementar alternativas para economizar energia dentro da unidade. Além dos adesivos informativos e orientações práticas, estamos avaliando mudanças estruturais que possam aumentar ainda mais essa economia", afirma Camila Silva, técnica em segurança do trabalho.

A conscientização sobre o consumo responsável de água e energia não só gera impacto positivo no orçamento da unidade, como também contribui diretamente para a preservação do meio ambiente. O uso consciente evita desperdícios e reflete em práticas sustentáveis.

Outra iniciativa realizada pela Comissão foi a troca de lixeiras dos departamentos administrativos, substituindo as de descarte de resíduos comuns por recicláveis, devido ao alto volume de papel e plástico gerado nessa área, promovendo a correta destinação dos resíduos.

A UPA Tatuapé é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x