Data Publicação: 14/03/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Inaugurado pela Prefeitura de SP, Centro deve atender 3,4 mil pessoas por mês
A população de São Paulo recebeu mais um Centro Especializado em Reabilitação, o CER III Moema. Voltado para o atendimento de pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual (com foco em pacientes com Transtorno do Espectro Autista), o serviço conta com uma equipe de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, ortopedista, neurologista e otorrinolaringologista.
Além desses, também compõem a equipe os Acompanhantes da Pessoa com Deficiência, profissionais que, de acordo com a necessidade de cada usuário, realizam visitas domiciliares para apoio nas Atividades de Vida Diárias (AVDs) e desenvolvimento da autonomia.
A unidade terá capacidade para atender 3.400 pessoas por mês, e também contará com o serviço de distribuição de órteses e próteses de membros superiores e inferiores.
"Este serviço de saúde é mais um ganho para a população, iremos ofertar um atendimento de qualidade para as Pessoas com deficiência, respeitando suas necessidades e incentivando suas potencialidades. Nossa equipe está apta a atender as demandas do território de nossa STS Vila Mariana/Jabaquara", ressalta Adriana Lopes, gerente do CER.
Com dois andares e nove salas de tratamento físicos e terapêuticos, o CER possui ainda um espaço de estímulo sensorial, com equipamentos que, de forma lúdica, estimulam a visão, a audição e o tato.
"Poder contar com esse serviço traz paz, porque a gente sabe que todo suporte que a criança autista precisa é nessa primeira infância, na primeira fase [da vida]. Fiquei muito surpresa, sei que, cada vez mais, aqui ele vai ser estimulado, vai aprender mais. Sem palavras, só gratidão", comenta Damiana da Silva, mãe do Pedro Lima, de 4 anos.
Para ser atendido na unidade, é necessário ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde de referência.
O CER III Moema, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, será gerenciado pela SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde em todo o País, estando presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.
"Mais uma vez a SPDM mostrou sua capacidade, sua competência, entregando uma unidade complexa e com pessoal altamente qualificado, para que a Secretaria Municipal de Saúde tenha mais esse equipamento de saúde a serviço da população", finaliza Jorge José Neto, diretor técnico da SPDM/PAIS.