Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Janeiro Roxo

Unidades de Saúde promovem conscientização de prevenção a Hanseníase

Data Publicação: 31/01/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Pacientes recebem orientação sobre autoexame

Janeiro Roxo é o mês de conscientização sobre os cuidados, tratamento e prevenção da Hanseníase, doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e que consiste na alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente na pele, mucosas e nervos que conectam a cabeça, a face, os olhos, o nariz, os músculos e os ouvidos ao cérebro.

Em São Paulo, a UPA Mooca recebeu profissionais das Unidades Básicas de Saúde Vila Bertioga, Vila Nova York e Vila Carrão para orientações aos usuários sobre a doença, que, no País, apresentou mais de 19 mil casos entre janeiro e novembro de 2023, segundo dados da Agência Brasil.

A ação ocorreu na sala de espera da UPA, e contou com palestras conduzidas por equipes de enfermagem das unidades básicas de saúde citadas,e orientações sobre como identificar a Hanseníase através do autoexame, que consiste na palpação de nervos e avaliação da força motora para testar a sensibilidade do local.

A busca pelos sintomas a seguir também faz parte da autoavaliação: manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamento, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; dificuldade para pegar ou segurar objetos, nervos engrossados e doloridos; e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.

"A ação foi de grande relevância para a promoção de saúde da população, que recebeu orientações acerca da prevenção [à Hanseníase], por meio do toque na pele de forma demonstrativa pelas equipes da Atenção Primária, que ressaltaram a importância de buscar a Unidade Básica de Saúde nos casos de suspeita da comorbidade, evitando danos à saúde", comenta Maria Conceição, assistente social.

Segundo o portal do Ministério da Saúde, a orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que as pessoas procurem uma Unidade Básica de Saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Após iniciado o tratamento, o paciente pára de transmitir a doença imediatamente.

As UBS Vila Bertioga, Vila Nova York e Vila Carrão e a UPA Mooca são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.