Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

SAÚDE DOS OLHOS

Simpósio de Oftalmologia revela avanços no Centro Carioca do Olho no RJ

Data Publicação: 30/11/2023

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Evento também teve explanação sobre cenário oftalmológico nacional, com foco em inovações terapêuticas e abordagens avançadas.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), em parceria com o IPEPO " Instituto da Visão realizou a primeira edição do "Simpósio " Experiências exitosas em oftalmologia no SUS", nesta terça-feira (28/11), na sede da SPDM Matriz, em São Paulo.

O evento, que reuniu relevantes profissionais da área oftalmológica, proporcionou um momento dinâmico de discussões significativas sobre os avanços mais recentes na oftalmologia.

Centro Carioca do Olho

Os resultados alcançados pelo Centro Carioca do Olho (CCO), unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada pela SPDM/PAIS, foi um dos destaques do evento.

"Entre diversas conquistas, nestes dez meses de CCO implantado, conseguimos reduzir o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias oftalmológicas que antes tinha fila de até 250 mil pacientes, realizamos a doação de 16 mil óculos pela ótica do SUS e ano que vem devemos inaugurar um novo banco de olhos com intuito de aumentar a possibilidade de transplantes de córneas na população carioca", apresentou o diretor da unidade e oftalmologista, Rodrigo Schwartz Pegado.

Schwartz comentou que o Centro Carioca do Olho realiza uma média de 18 mil procedimentos cirúrgicos e possui uma estrutura moderna e que é contínua a busca por implementação de novas tecnologias, capacitação da equipe, atendimento humanizado e resolutivo.

"Esse novo modelo de gestão em saúde pública, por meio de Organização Social em Saúde como a SPDM, só traz contribuições. Por meio de levantamento de indicadores mostramos a qualidade do trabalho, a quantificação do esforço da equipe, em prol de entrega de serviços de qualidade para a população", complementa o diretor.

Os palestrantes também explanaram sobre o cenário oftalmológico nacional, com foco em inovações terapêuticas e abordagens avançadas.

"Com as tecnologias, você consegue avaliar se tem ou não descolamento de retina, se a diabetes está afetando a visão. Essa é uma prática que precisa ser copiada e usada. Isso otimiza tempo do médico que pode conversar mais com o paciente. A tecnologia permite você humanizar a medicina, e é isso que estamos fazendo no SUS", afirmou Dr. Rubens Belfort Jr.

O superintendente da SPDM/PAIS, Dr. Mário Monteiro reforçou o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento.

"Ficamos felizes em compartilhar nossos resultados e contribuir para os avanços na área da saúde, neste caso específico, da oftalmologia. O Simpósio proporcionou um momento para discutir desafios, trocar ideias e inspirar inovações, capacitando profissionais em benefício da população", comentou.

O evento foi acompanhado por mais de 100 pessoas (presencial e online). Entre os participantes estavam diretores e gestores da SPDM/PAIS e o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

Os demais temas apresentados foram: Experiência de 100 mil consultas em teleoftalmo pelo SUS (Dr. Paulo Henrique | Instituto da Visão " IPEPO, EPM-UNIFESP), Experiência de 20 anos com cirurgia refrativa E-SUS (Dr. Mauro Campos | EPM-UNIFESP) e Pré-screening fotografia panorâmica da retina (Dr. Rubens Belfort Jr | Instituto da Visão " IPEPO, EPM-UNIFESP).

Como Organização Social de Saúde, a SPDM e suas superintendências (Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS) e Educação) contribuem de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados aos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

x