Data Publicação: 20/09/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Em 20 agosto de 2023, o Hospital Amparo Maternal, em São Paulo, completou 84 anos de funcionamento. A data foi comemorada com uma série de atividades organizadas pela Comissão de Humanização da unidade e voltadas para pacientes e profissionais.
No refeitório, foi realizada uma exposição fotográfica sobre a história do Hospital desde a sua construção, e o local recebeu uma decoração temática de aniversário. Além disso, foram elaborados cardápios especiais de almoço e jantar, e distribuídos bolos de pote para pacientes e acompanhantes.
"Celebrar o Hospital Amparo Maternal é celebrar todas as famílias que têm uma parte de sua história dentro da instituição - desde os colaboradores até os bebês, mães, pais, avós, irmãos e todos os pacientes, acompanhantes e visitantes que passam pela maternidade e recebem um atendimento digno e de qualidade dentro do Sistema Único de Saúde", ressalta Catharina Gomes, coordenadora da equipe multidisciplinar e presidente da Comissão de Humanização.
A programação comemorativa contou ainda com uma aula de dança conduzida pela professora convidada Alessandra Lima que, além de colocar os funcionários para se movimentarem, ministrou uma palestra sobre a importância da dança e dos exercícios físicos para a saúde e bem-estar.
"Neste 84º aniversário do Amparo fiquei extremamente grata em poder participar ativamente. Ver a importância do hospital para a comunidade através de fotos deu a sensação de que estamos no caminho certo, sentir a união dos profissionais para realizar este evento foi indescritível", comenta Jade Bueno, assistente administrativa.
O Hospital Amparo Maternal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
O Hospital
Com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 81 anos de história, no Hospital Amparo Maternal, humanização é a palavra de ordem " desde o acolhimento na recepção até o grande momento do parto.
É o respeito pelas pacientes que conduz as ações do Amparo Maternal e faz com que a instituição sempre busque desenvolver seus profissionais, implantar novas tecnologias, adequar ambientes e aumentar, a cada dia, a qualidade dos serviços oferecidos. É humanizar para melhor atender. É criar vínculos com pessoas e empresas que acreditem no trabalho da organização e possam, também, ajudar na construção de novas histórias de sucesso.
Parto humanizado
Humanização é uma filosofia disseminada de diversas formas no Amparo Maternal. Humanização não é a proibição disso ou daquilo, mas sim um método de opções viáveis para um parto seguro, os quais são decididos pelos profissionais em conjunto com a parturiente e sua família.
Autonomia da gestante
Dentro de uma estrutura apropriada, com equipamentos adequados e atendimento individualizado, a parturiente tem suas vontades respeitadas e atendidas sempre que possível. Ela escolhe como quer ter seu bebê, tem o direito a um acompanhante de sua escolha durante todo o período de permanência na maternidade e este acompanhante tem o privilégio de poder cortar o cordão umbilical do recém-nascido, quando possível.
A mãe recebe em seus braços, logo após o nascimento, o filho, com o qual tem o contato pele a pele para fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Um amor transcendente também nasce nessa ocasião. É desta hora em diante que a mãe vai compreender, de fato, o quão importante é o estímulo ao aleitamento materno, para prevenir doenças e fortalecer o seu pequeno.
Diferenciais
- Programa de Humanização do Parto e Nascimento
- Horário de visita ampliado
- Presença integral do acompanhante
- Acolhimento materno com classificação de risco obstétrico
- Sala de Ordenha de Leite Humano
- Cartório de Registro Civil
- Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno
E são inúmeras as iniciativas desenvolvidas com o objetivo de oferecer às pacientes uma assistência digna e de qualidade, tais como:
- Atendimento ambulatorial
- Diagnóstico por Imagem " exames de Ultrassom Obstétrico, Pélvico e Transvaginal, Ecocardiografia Fetal e Exames Radiológicos
- Exames Laboratoriais " Análises Clínicas e Anatomopatológico
- Pronto Atendimento obstétrico
- Agência Transfusional da COLSAN
- SAC
- Teste do Pezinho
- Teste da Orelhinha
- Teste do Coraçãozinho
- Teste da Linguinha
- Primeira Vacina: Hepatite B e Vacina BCG
Estrutura
O Amparo Maternal conta com 104 leitos operacionais, sendo eles:
- 68 de Alojamento Conjunto
- 18 de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
- 10 de UTI-Neonatal
- 08 leitos de indução de trabalho de parto
- Centro de Parto Normal com 06 quartos de PPP
- 01 sala de emergência
Além disso, o Hospital também conta três salas amplas de Centro Cirúrgico, equipadas e preparadas para atender demandas cirúrgicas, quando necessário.
Hospital Amparo Maternal
Rua Loefgren, 1901 " Vila Clementino " CEP 04040-032
Te.: (11) 5089-8277
ouvidoria.sac@ham.spdmpais.org.br
* O Hospital não possui Pronto-Socorro ou Pronto Atendimento pediátrico. Para atendimento médico de urgência procure uma unidade de pronto atendimento mais próxima à sua residência.
Centro de Acolhida
O Centro de Acolhida é administrado pela Associação Amparo Maternal, e oferece abrigo provisório para gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social. Copie e cole o link a seguir no seu navegador para saber mais: https://amparomaternal.org/centro-de-acolhidas/