Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

AMA/UBS integrada São Vicente de Paula contra a Tuberculose

Unidade vai às ruas para orientar a população

Data Publicação: 20/09/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

A equipe da AMA/UBS Integrada São Vicente de Paula, em São Paulo, extrapolou os muros da Unidade para alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da Tuberculose, doença que continua sendo um problema de saúde pública apesar de existir há muito tempo.

Os profissionais foram a uma movimentada avenida da região com cartazes, faixas e balões para chamar a atenção de pedestres, comerciantes e motoristas. Na ocasião, foram entregues folhetos informativos sobre os sintomas e tratamento da doença - que é realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e tem duração de seis meses.

Febre vespertina (à tarde), sudorese noturna, emagrecimento e, principalmente tosse (seca ou produtiva) por três semanas ou mais, são alguns dos sinais que podem indicar Tuberculose. Caso identifique algum deles, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo para a realização de exames e confirmação ou descarte do diagnóstico.

"Durante a ação, várias pessoas relataram dúvidas sobre sintomas e diagnóstico da doença. Outras até desconheciam a existência da doença, referiam pensar que tal doença tinha ficado no passado. Realizar essa ação extra-muros nos proporcionou resultados positivos, pois além de realizar educação em saúde mobilizamos a população em prol dessa causa", comenta Jennifer Yohanna, enfermeira.

Nos casos em que o usuário se identificava com os sinais mencionados pela equipe, era realizado o encaminhamento para a UBS para o devido atendimento.

A AMA/UBS Integrada São Vicente de Paula é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x