Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Telemedicina na UPA Tatuapé

Uso de tecnologia reduz tempo de espera dos usuários

Data Publicação: 22/08/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera, modernizar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de São Paulo tem apostado no atendimento médico remoto. A UPA Tatuapé e outras unidades de UPA, estão com essa modalidade de atendimento em expansão.

Segundo a prefeitura de São Paulo, com a telemedicina o paciente é atendido remotamente por um médico clínico geral e poderá receber orientações complementares, uma receita médica, medicação dentro da própria unidade e atestados médicos dependendo do caso.

"A telemedicina é uma inovação do SUS pós-pandemia, esse tipo de atendimento reduz o tempo de espera, fazendo o paciente ter mais qualidade e satisfação", ressalta Márcia Firmino, técnica de enfermagem.

Durante o atendimento, o paciente é direcionado até um consultório, onde um técnico de enfermagem acessa a plataforma e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pelo computador da sala e o médico realiza o atendimento virtualmente. No decorrer, um profissional de enfermagem permanece no local para dar assistência durante a consulta, além de fazer todas as impressões de encaminhamentos ou receitas e orientar o paciente sobre os próximos passos. Sendo necessário que o usuário vá até uma Unidade.

Pré-requisitos para este tipo de atendimento:

Pacientes com idade de 18 a 59 anos e que forem classificados através do Protocolo Manchester com classificação de risco verde ou azul.

Exemplos de casos que podem ser atendidos via teleconsulta, para contextualizarmos:

- Pacientes classificados como verde ou azul, pelo protocolo de Manchester;

- Dor não localizada;

- Gastroenterite sem alterações de sinais vitais;

- Sintomas gripais sem comprometimento de vias aéreas;

- Pacientes com sintomas de baixa complexidade e que não necessitam de exame físico ou de imagem.

Usuários que não devem fazer teleconsulta por se tratar de urgência:

Seguindo Protocolo Digital SPDM-UPAS Critérios de exclusão para atendimentos por telemedicina:

- Pacientes classificados como vermelhos, laranjas e amarelos pelo protocolo de Manchester como: casos graves, que demandem atenção de urgência ou emergência;

- Pacientes portadores de doença crônica com dispneia e/ou taquipneia;

- Pacientes com condições em que o exame físico presencial é indispensável;

- Pacientes com confusão mental e auto risco suicida;

- Pacientes com alterações emocionais, comportamentais e psicológicas mais graves, como quadros de ansiedade generalizada ou pânico;

- Pacientes com dificuldades auditivas e visuais que prejudiquem o entendimento;

- Recém-nascidos e crianças menores de 12 anos;

- Gestantes;

- Pacientes direcionados por serviço pré hospitalar: SAMU, COPOM, etc.

"Achei uma ideia inovadora. Torço para que dê certo em outras unidades e para que seja amplamente divulgado. Eu, como usuário do SUS, recomendo a telemedicina e com certeza passaria novamente pelo teleatendimento", comenta José Filho, usuário.

A UPA Tatuapé é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

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