Data Publicação: 02/08/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou no mês de Julho, o 32° centro de Especialização em Reabilitação (CER) e o 4° Centro de Referência da Dor Crônica (CRDor) da cidade, localizados em Pirituba, zona norte da cidade.
"Essa ação foi importante para garantir um atendimento humanizado com equipes especializadas, dedicadas e que atendam a todos com olhar atento e acolhedor que para muitos será uma esperança de reabilitação para sua vida e no cotidiano", disse Dinah Santana, gerente de saúde.
Centro Especializado em Reabilitação Pirituba
O CER Pirituba oferecerá atendimento especializado a recém-nascidos de alto risco ou com deficiência estabelecida; crianças, adultos e idosos com deficiência física, auditiva e intelectual que necessitem de reabilitação com equipe multiprofissional; intervenção em casos pós-alta hospitalar; casos neurológicos que necessitem de reabilitação; casos recentes de pós-operatórios ortopédicos; casos de fraturas e lesões ligamentares recentes; pessoas com deficiência que requerem recursos e dispositivos de tecnologia assistiva física e auditiva; e pessoas com deficiência que precisam ser assistidas pelo programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) para o cuidado em saúde e casos crônicos agudizados.
A unidade conta com três modalidades de atendimento:
Física: voltada para a recuperação de atividades motoras decorrentes a lesões neurológicas (decorrentes de AVC, lesões medular, etc) e ortopédicas (pós-operatórios cirúrgicos, fraturas, traumas, amputações, etc);
Intelectual: para pacientes que apresentam algum déficit intelectual, de comunicação ou linguagem;
Auditiva: aos pacientes com perda ou suspeita de perda de audição.
Centro de Referência da Dor Crônica Pirituba
O CRDor Pirituba prestará assistência integral e especializada a pacientes com dor crônica (acima de três meses com a mesma dor), incluindo avaliação multiprofissional, avaliação específica, indicação e tratamento medicamentoso, e terapias adjuvantes e em grupo. A estimativa é atender cerca de duas mil pessoas mensalmente.
O Centro de Referência da Dor dispõe de 18 salas, com consultório, sala multiuso e uma sala para esterilização. Ao todo, 26 profissionais atuarão no CRDor, entre médico neurologista, fisiatra, acupunturista, reumatologista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, etc.
Os encaminhamentos aos serviços especializados, como CER e CRDor, serão feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o atendimento à população.
Os encaminhamentos aos serviços especializados, como CER e CRDor, serão feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o atendimento à população.
O Centro de Referência da Dor Crônica e Centro Especializado em Reabilitação são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
Fonte:
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/pirituba-recebe-equipamentos-especializados-em-reabilitacao-e-dores-cronicas-1
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=351044