Data Publicação: 22/06/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Quando se fala em Segurança do Paciente, existem seis metas internacionais implementadas pela Organização Social de Saúde (OMS) em parceria com a Joint Commission International (JCI - organização não governamental voltada para a certificação de instituições de saúde):
- Identificar o paciente corretamente
- Melhorar a eficácia da comunicação
- Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
- Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
- Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
- Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas
Na SPDM/PAIS, essas metas têm sido divulgadas e reforçadas por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) de cada unidade de saúde - sob orientação do Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP).
Em maio foi a vez da meta seis (prevenção de quedas) ser abordada na AMA/UBS Integrada Jardim Ipanema, em São Paulo. O NSP realizou uma capacitação com orientações e atividade prática demonstrando possíveis cenários que poderiam ocasionar a queda do usuário, como a manipulação incorreta da maca e o uso irregular da grade do berço hospitalar.
Também foi reforçado o fluxo de identificação de situações que podem apresentar riscos de queda durante a circulação pela unidade, a exemplo de piso molhado e ausência de sinalização nas escadas.
"O treinamento possibilitou a ampliação do olhar dos profissionais quanto ao que se considera queda, ou seja, não somente quando o paciente é encontrado no chão. Também durante o deslocamento necessita de amparo, ainda que não chegue ao chão - e qualquer profissional que identifique a ocorrência ou o risco de queda deve sinalizar e notificar o núcleo", comenta Juliana Abreu Coelho, nutricionista.
Na ocasião, foram ainda revisadas as demais metas, já que quanto mais reforçadas as informações, maior a apropriação do conteúdo por parte dos profissionais.
"A SPDM/PAIS possui um Núcleo Institucional de Segurança do Paciente, o NISP, voltado para implantar ações que eliminem ou minimizem riscos à saúde do paciente. Além disso, o NISP implantou os Núcleos de Segurança do Paciente(NSP) localmente, que promovem a gestão de riscos, desenvolvem ações multiprofissionais e avaliam os processos e procedimentos de equipamentos, medicamentos e insumos, propondo ações preventivas e corretivas na unidade. Para isso, foram realizados treinamentos para conscientização da equipe, implantação de protocolos e alertas de comunicação", ressalta Paulo Barbosa Nunes, farmacêutico e integrante do NSP.
Todos os funcionários da unidade passaram pelo treinamento, independente de função/setor, a fim de que o compromisso com a Segurança do Paciente se torne uma cultura interna.
A AMA/UBS Jardim Ipanema é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.