Data Publicação: 08/05/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A SPDM/PAIS promoveu, em abril, a 4ª edição da Campanha de Segurança do Paciente em Fortaleza (CE), que teve como tema a Comunicação Efetiva entre os Profissionais de Saúde (uma das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente).
A iniciativa consistiu em treinamentos on-line com todos os profissionais que atuam nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza administradas pela Instituição, e teve como objetivo implantar uma cultura de comunicação eficaz por meio dos seguintes princípios:
- Fortalecimento da comunicação entre os gestores do equipamento de saúde e os profissionais da base administrativa;
- Redução de ruídos de uma comunicação ineficaz, os quais refletem em dificuldades na execução dos processos organizacionais;
- Prevenção de falhas na comunicação, pois uma informação relevante mal transmitida impacta na equipe como um todo e pode levar a diversos prejuízos;
- Melhora do clima organizacional, pois quando os gestores compartilham as informações necessárias, tornam a equipe parte do processo.
Na ocasião, também foi lançado o Protocolo Institucional de Comunicação Efetiva, a fim de padronizar a comunicação de todos os serviços de saúde participantes.
Conduzida pela equipe de qualidade da Instituição e educação permanente, a capacitação teve carga horária de seis horas e contou com a emissão de certificado após os participantes responderem a um questionário sobre o tema abordado.
"Gostaria de parabenizar a iniciativa de trabalhar um tema de tamanha importância, que é a comunicação efetiva - habilidade esta que, muitas vezes, passa despercebida diante da quantidades de protocolos e técnicas a serem desempenhadas em um ambiente hospitalar. Parabenizo a qualidade do treinamento, desde a organização e a linguagem objetiva e clara utilizadas. Certamente vivências como essa contribuem para qualidade do serviço e fortalecem os vínculos entre a equipe, pacientes e acompanhantes", comenta Gabriela Leite Souza, psicóloga hospitalar do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Nas três primeiras edições da Campanha, foram abordados as seis metas de segurança, lançamento da Política de Segurança e Notificação de Incidentes, farmacovigilância, segurança medicamentosa, gamificação como metodologia de ensino na terceira Campanha com objetivo que nos próximos meses a Comunicação Efetiva seja fortalecida nos equipamentos de saúde, bem como as demais metas através da gestão de risco, atuação dos Núcleos de Segurança do Paciente, aumento do número de notificações e tratativas, formação de auditores internos, bem como ciclo PDSA.