Data Publicação: 20/04/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A UPA Mooca, em São Paulo, promoveu uma reunião para reforçar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente com profissionais da equipe multidisciplinar, os convidando a participar dos encontros mensais do NSP para a elaboração de estratégias de melhorias para evitar a ocorrência de eventos adversos na Unidade de Pronto Atendimento.
O objetivo foi ampliar a participação dos profissionais de diferentes áreas no Núcleo, a fim de, em conjunto, pensarem em formas de superação de problemas e repensarem fluxos de atendimentos, visando sempre um atendimento ético, humanizado e garantindo a segurança dos pacientes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos desnecessários associados à assistência em saúde. E para reduzir estes riscos, existem seis metas estabelecidas a nível internacional:
1 -Identificar corretamente o paciente;
2 -Melhorar a comunicação entre profissionais da saúde;
3 -Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4 -Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
5 -Higienizar as mãos para evitar infecções;
6 -Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
"A segurança do paciente consiste em reconhecer os possíveis riscos assistenciais durante um atendimento de saúde e, assim, implementar estratégias e ações que minimizem esses riscos que podem levar pacientes a um dano evitável. Diante disso, a UPA Mooca vem trabalhando a temática com todas as equipes para fortalecer as boas práticas com aplicação das metas internacionais de Segurança do Paciente em busca de melhoria contínua nos processos de trabalho visando a segurança dos usuários e colaboradores do SUS", diz Vanessa Iza, coordenadora de enfermagem.
A UPA Mooca é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.