Data Publicação: 10/02/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
O primeiro banho de um recém-nascido pode ser uma experiência difícil, tanto para os pais (especialmente os de "primeira viagem"), quanto para o bebê, que dependendo da posição em que é colocado, experimenta a sensação de que está caindo e se sentindo inseguro. Além disso, o excesso de manuseio para limpar cada parte do corpo do pequeno pode estressá-lo.
No entanto, é possível tornar a experiência mais prazerosa aplicando técnicas de humanização, como acontece na Casa do Parto de Sapopemba. A unidade oferece banho humanizado, que consiste no envolvimento do recém-nascido em uma toalha-fralda, para só então realizar sua imersão em água morna até o pescoço.
Desta forma, o tecido transmite a sensação de que o pequeno está sendo abraçado, evitando o estresse e a desorganização motora e energética, além de proporcionar relaxamento ao bebê.
O momento do banho é de extrema importância, por proporcionar interação e fortalecimento de vínculo entre o bebê e o pai ou a mãe. Por isso, a equipe da Casa orienta a família quanto ao passo a passo das técnicas de humanização.
"O banho humanizado é um diferencial que a Casa oferece aos bebês. E poder compartilhar com os pais essa experiência, é fascinante", diz Fernanda Ribeiro, gerente da unidade.
A Casa do Parto de Sapopemba
Não é só o banho, mas todo o serviço realizado na CPS é pautado em humanização. Para aquelas mamães que desejam realizar um parto humanizado, a unidade está localizada na região sudeste da capital paulista, oferece a prática totalmente pelo SUS-Sistema Único de Saúde .
A Casa atende mulheres de qualquer região ou cidade, que realizaram pré-natal pelo SUS ou pela rede particular/convênio, desde que a gravidez seja de baixo risco.
Para conhecer a casa, não é necessário agendar, as visitas ocorrem todos os dias das 8:30h às 22:00h.
R. São José das Espinharas, 400 - Vila Ivg Horário de Funcionamento: 24hs. Fone: 2702-6043
A Casa do Parto de Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.