Data Publicação: 10/12/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Implantação de 23 leitos e ampliação da recepção visam redução do tempo de espera e maior agilidade no diagnóstico e conduta médica
A Secretaria Municipal de Saúde de Diadema e a SPDM/PAIS entregaram oficialmente as áreas reformadas do Pronto Socorro Municipal. As melhorias implementadas contemplaram a instalação de 23 novos leitos, além de reforma com ampliação na recepção e adequações nas salas de acolhimento e classificação de risco. Adequações elétricas, hidráulicas e climatização também fizeram parte das novidades.
Além dos desafios que uma obra apresenta naturalmente, houve obstáculos extras, uma vez que a unidade seguiu funcionando normalmente durante a reforma, que foi executada por etapas para não impactar setores críticos.
"Estamos extremamente satisfeitos com a implantação dos 23 novos leitos, que irão oferecer à população muito mais conforto. Mesmo com todos os desafios de manter o serviço funcionando 24 horas durante as obras, conseguimos conduzir cada etapa com segurança e cuidado, garantindo que o atendimento não fosse prejudicado", destaca Liane de Oliveira Serra Tochetto, gerente de projetos da SPDM/PAIS em Diadema.
Agora, com o fim das obras, a equipe trabalhará com uma melhor organização dos fluxos, reduzindo o tempo de espera dos atendimentos, trazendo mais conforto aos pacientes e proporcionando maior agilidade para definir diagnóstico e o desfecho de internação ou alta.
"O novo layout melhora a comunicação entre equipes e agiliza os processos, assegurando a prestação de um atendimento com maior qualidade e excelência e atingindo todas as Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Além disso, as readequações trouxeram conforto, privacidade e acessibilidade ampliada ao munícipe e ao seu acompanhante. Os ambientes se tornaram mais acolhedores, reduzindo ansiedade e promovendo uma recuperação mais rápida e digna", ressalta Viviane Lunardi, gerente do Pronto Socorro Municipal.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), a gestão de 39 unidades de saúde no município de Diadema.