Data Publicação: 28/11/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Projeto vai além da estética, devolve saúde, autoestima e qualidade de vida aos pacientes.
A equipe de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Lucas vem promovendo um importante trabalho de reabilitação oral, com foco na recuperação da função mastigatória, da estética bucal e da autoestima dos pacientes.
Entre janeiro e outubro de 2025, 120 próteses dentárias foram confeccionadas e entregues, beneficiando diretamente moradores da comunidade que enfrentavam ausência total ou parcial de dentes.
O projeto, desenvolvido desde 2021, já beneficiou 628 pacientes. A iniciativa faz parte da estratégia de atenção integral à saúde bucal na Atenção Básica, que oferece tratamentos completos que vão desde a avaliação clínica, higienização e tratamento de cáries e doenças gengivais até a confecção e entrega das próteses totais ou parciais removíveis.
O atendimento é humanizado e prioriza o bem-estar dos pacientes em todas as etapas.
"A reabilitação oral é uma ação que vai além da estética, pois devolve dignidade, melhora a alimentação e contribui para a saúde geral dos nossos usuários. É gratificante ver os resultados e o impacto positivo que esse tipo de atendimento tem na vida das pessoas", destacou Thiago Vidal Vianna, gerente da UBS Parque São Lucas.
Entre os principais benefícios alcançados estão:
Para a cirurgiã-dentista e responsável técnica, Dra. Thais Cressi Zagato, o impacto do trabalho vai além da estética. "Nosso objetivo é garantir que cada paciente tenha não apenas dentes funcionais, mas também confiança ao sorrir. Ver a transformação na vida dos nossos pacientes é extremamente gratificante e reforça a importância do cuidado integral com a saúde bucal na Atenção Básica."
O resultado desse cuidado também é sentido pelos próprios pacientes. Sueli Beluz Rodrigues, 54 anos, compartilhou a alegria com a mudança. "Iniciei meu tratamento odontológico em abril de 2025 e, após a adequação da minha boca e a entrega da prótese em outubro, me sinto muito mais confiante. Recuperar minha saúde bucal e poder sorrir novamente mudou minha vida, me sinto mais segura e feliz."
Com ações como essa, a UBS que pertence a Prefeitura de São Paulo e é gerenciada pela SPDM/PAIS, reforça seu compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida da população, mostrando que o cuidado com o sorriso também é um cuidado com a dignidade e o bem-estar de cada pessoa.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil. Por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).