Data Publicação: 30/07/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Ação contou com atividades cognitivas e testes rápidos para os participantes.
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Mascarenhas de Moraes, em São Paulo, realizou um encontro especial com a população acima dos 60 anos, em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional de prevenção e controle das hepatites virais.
A iniciativa teve como objetivo unir informação, cuidado e promoção da saúde em um ambiente acolhedor e estimulante.
Durante a ação, os idosos participaram de atividades cognitivas, como jogos de memória, raciocínio e atenção, fortalecendo tanto a saúde mental quanto o convívio social.
Hepatites virais
A escolha da cor amarela na campanha está associada a um dos sintomas característicos da doença: pele e olhos amarelados. O mês de julho foi definido como referência porque 28 de julho é o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ter diversas causas: infecção por vírus, uso de medicamentos, consumo de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Entre os sintomas mais comuns estão: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Além de orientações sobre sintomas, tratamento e imunização (algumas variações podem ser prevenidas por meio de vacinação), a ação no PAI Mascarenhas contou com testes rápidos de Hepatite B e C para todos os participantes, reforçando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças silenciosas, mas tratáveis.
O encontro também trouxe informações sobre saúde ocular, uma vez que a hepatite pode afetar a visão.
"Tive a oportunidade de abordar um tema essencial para a saúde, fornecendo informações claras sobre a transmissão e prevenção das hepatites virais. Os idosos participaram de forma ativa, tirando dúvidas e, posteriormente, tivemos um momento de interação social e atividades cognitivas", destacou Amanda Aparecida Damazio Sales Paiva, enfermeira do PAI Mascarenhas.
O PAI Mascarenhas é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).