Data Publicação: 30/07/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Ação contou com roda de conversa com idosos, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.
O direito à cidadania deve ser garantido a todos, em todas as fases da vida. No entanto, muitas vezes, pouco se fala sobre a cidadania na velhice. Pensando nisso, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Interativa, localizado em Pirituba, São Paulo, realizou o encontro "Direitos, Saberes, Vozes: um encontro sobre cidadania na velhice", reunindo diversos atores da rede de proteção social e, principalmente, os protagonistas dessa história: os idosos.
Estiveram presentes representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jaraguá, do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), acompanhantes de idosos, auxiliares de enfermagem e a população idosa atendida pelo programa.
Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais, como inclusão no Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), isenção de tarifa social, tipos de violência contra a pessoa idosa e outros direitos sociais. O momento também foi marcado por histórias de vida, saberes e memórias compartilhadas pelos idosos, em um exercício coletivo de escuta, afeto e respeito.
A política pública de saúde da pessoa idosa se fortalece por meio da articulação intersetorial, um compromisso essencial para a efetivação dos direitos sociais. Como reforça a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa, essas garantias só se tornam reais quando promovemos encontros como este, nos quais o cuidado se traduz em reconhecimento, voz e pertencimento.
"Estar presente na roda de conversa `Direitos, Saberes, Vozes" foi uma experiência profundamente significativa para toda a equipe do CRAS. O encontro reafirma aquilo em que acreditamos: a importância de ouvir a pessoa idosa, de valorizar sua história e de garantir que seus direitos sejam efetivados na prática", disse Maria Luiza, coordenadora do CRAS Jaraguá.
"O cuidado precisa sair do campo do discurso e chegar ao território, com presença, informação, acesso e acolhimento. Seguimos firmes nesse compromisso coletivo, pois cuidar é reconhecer, é garantir voz, vez e dignidade para quem tanto já contribuiu com a sociedade." acrescentou Jorge Fernando, coordenador do PAI Interativa.
O PAI Interativa é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).