Data Publicação: 02/07/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Projeto escrito em parceria com o CEU Vila Formosa consiste em encontros bimestrais para leitura e discussão sobre exemplares da literatura
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Formosa Vila Guarani, em São Paulo, implementou o Clube da Leitura, projeto voltado para incentivar os idosos atendidos pelo serviço ao hábito da leitura.
Escrita em parceria com o CEU Vila Formosa, a iniciativa tem como objetivo promover os diversos benefícios da prática, como exercitar o cérebro e auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a escrita, a criatividade e o senso crítico.
"Construímos uma parceria muito boa com o CEU Formosa. Já utilizamos o espaço para realizar nossas ações mensais de prevenção, e somos sempre muito bem recebidos. A ideia do projeto surgiu de uma das bibliotecárias, que me procurou durante uma ação para falar sobre a ideia. Achei incrível, pois a leitura, além de promover o estímulo cognitivo, proporciona momentos de lazer e socialização", ressalta Renata Tomás, coordenadora do PAI.
Os encontros acontecem a cada dois meses e são conduzidos pelas analistas bibliotecárias do CEU, que realizam o papel de mediação cultural com a seleção de narrativas curtas de diversos gêneros, utilizando o próprio acervo da biblioteca do CEU Formosa.
Após a leitura, os participantes são estimulados a interagir com o grupo expressando suas reflexões relacionadas ao conteúdo lido, fazendo conexão entre os pontos de vista colocados e contando as próprias experiências.
Para além dos benefícios no presente, ler pode ser uma forma de prevenir o surgimento ou agravo de doenças neurodegenerativas no futuro, retardando sintomas de doenças como demência e Alzheimer, por exemplo.
"No primeiro encontro percebemos uma grande interação dos idosos, que puderam refletir sobre o texto narrado e contar suas próprias histórias e experiências", conta a coordenadora Renata.
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Formosa Vila Guarani é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).