Data Publicação: 30/06/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Por meio de palestras, a instituição abordou questões sobre saúde mental, empregabilidade e saúde menstrual
Promover o respeito e a inclusão é um dos compromissos da SPDM/PAIS, o que acontece de forma prática por meio de ações internas educativas, informativas e de conscientização. Durante o primeiro semestre de 2025, foram realizadas diversas palestras de combate ao desconhecimento, à discriminação e à exclusão.
"Nosso compromisso com a diversidade e inclusão segue firme e neste semestre tivemos a oportunidade de aprofundar debates fundamentais para a construção de um ambiente cada vez mais acolhedor e respeitoso", comenta Maraisa Moreira, analista de Recursos Humanos da área de Diversidade.
Durante a Semana da Saúde, evento realizado em abril na sede administrativa da instituição, foi promovida uma apresentação sobre a saúde menstrual de homens trans, e o impacto desse processo na saúde mental. Conduzida por Rafael Gifalli, da Associação Transconvida, a ação provocou reflexões sobre a importância de adaptar cuidados para oferecer o devido acolhimento às diferentes realidades que compõem a sociedade.
A palestra "Gênero e a Importância de Incluir" foi realizada por Viviane Silva, da Rede Cidadã, no encontro de maio do Comitê de Diversidade, grupo interno voltado para a promoção da inclusão na SPDM/PAIS. A profissional convidou os presentes a repensarem posturas, ampliar visões e agir com mais empatia no dia a dia.
Em junho, o Comitê de Diversidade assistiu à palestra "Realidade Trans, Travesti e não binária: Orgulho de quê?", desenvolvida pela Transconvida para provocar reflexões sobre a realidade da comunidade LGBTQIAPN+.
Encerrando as atividades de promoção da inclusão do primeiro semestre de 2025, a equipe da área de Diversidade participou de uma palestra com a artista e ativista Leonora Áquila, que abordou os desafios e caminhos para a empregabilidade da população trans. A explanação reforçou a urgência da implementação de políticas e práticas que promovam a equidade no ambiente de trabalho.
"Esses encontros e ações reforçam o compromisso da instituição com a formação contínua das nossas equipes. Nossos profissionais vêm se dedicando cada vez mais ao aperfeiçoamento, ampliando seus olhares e práticas para construir ambientes mais acolhedores, diversos e respeitosos", destaca a coordenadora de RH, responsável pela equipe de Diversidade, Bruna Picone.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e administra, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).