Data Publicação: 29/05/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Atividade educativa estimula a autonomia, a segurança e o bem-estar no envelhecimento
Em alusão ao Mês de Prevenção de Quedas, o Grupo EnvelheSer, do Programa de Acompanhante de Idosos (PAI Interativa), em São Paulo (SP) promoveu um encontro educativo na unidade de Pirituba com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes sobre os fatores de risco de quedas e incentivar práticas de prevenção no dia a dia.
O PAI é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo voltada à atenção domiciliar de pessoas idosas com algum grau de dependência funcional. O serviço promove o cuidado contínuo e a qualidade de vida por meio do acompanhamento multiprofissional e ações socioeducativas.
"Abordar a prevenção de quedas é essencial nesse contexto, já que as quedas representam uma das principais causas de hospitalizações e perda de autonomia entre os idosos " e são, em grande parte, evitáveis com informação, orientação e adaptações no ambiente", destacou o coordenador do PAI Interativa, Jorge Fernando de Souza Neto.
Com uma abordagem lúdica e pedagógica, o evento abordou temas essenciais para a segurança e autonomia da pessoa idosa, como:
Durante a atividade, os participantes receberam o cartaz "Prevenção de Quedas no Lar", com orientações práticas sobre como tornar os espaços domésticos mais seguros. Um dos momentos mais enriquecedores do encontro foi a simulação realística, que permitiu aos idosos reconhecerem e discutirem situações de risco no ambiente familiar, promovendo a troca de experiências e saberes entre os usuários.
O encerramento foi marcado por um quiz interativo e uma roda de orientações sobre técnicas posturais e exercícios de estímulo postural, sensorial e cognitivo, reforçando a conexão entre corpo, mente e prevenção.
"Cuidar da saúde e da segurança da pessoa idosa é promover autonomia, dignidade e qualidade de vida", reforçou a cuidadora de idosos do PAI Interativa, Aurea Caroline de Almeida.
O PAI Interativa é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).