Data Publicação: 16/04/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
CAPS IJ e serviços da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária do município realizaram um piquenique ao ar livre para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04).
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi comemorado em Diadema com um evento aberto na Praça da Moça. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo CAPS IJ e por serviços da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Primária do município, a ação teve como objetivo informar a população e promover a conscientização sobre o tema.
O formato do evento foi o de uma feira aberta, com barraquinhas de atividades lúdicas para as crianças, incluindo pintura facial, circuito esportivo, tomba-latas e espaço para colorir desenhos. Demonstrações de judô com usuários que compõem o grupo de artes marciais do CAPS IJ Diadema também fizeram parte das atrações do dia.
"O CAPS, enquanto serviço de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial, vem com a intenção de quebrar um pouco essa ideia de que só faz saúde dentro do CAPS. A saúde mental se faz além dos muros do serviço. Então, a intenção de hoje, além da conscientização geral do Dia Mundial do Autismo, também é promover saúde mental", ressalta Adao Vieira, educador físico do CAPS IJ Diadema.
Para além das crianças, o evento teve como objetivo acolher os pais e cuidadores, por meio de estações de penteado e corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas e massagem.
"A saúde tem que ser feita de forma integral e longitudinal. Todo mundo que está ao redor daquela pessoa, daquele indivíduo, precisa ter um cuidado, um olhar, para que tire um pouco a sobrecarga dos pais", explica Adao.
Também foram realizadas apresentações de música ao vivo e divulgadas informações sobre o autismo, a fim de desmistificar algumas das principais questões sobre o espectro.
Além do CAPS IJ Diadema, foram parceiros do evento os demais CAPS do município e as Unidades Básicas de Saúde, além de equipamentos culturais do entorno.
Os serviços de saúde envolvidos no evento são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).