Data Publicação: 16/04/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
SPDM/PAIS reúne serviços de saúde do município para divulgação de casos exitosos
A SPDM/PAIS comemorou o "Abril pela Segurança do Paciente" com um evento voltado para a apresentação e valorização das boas práticas relacionadas às Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Participaram do encontro os serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema gerenciados em parceria com a Instituição, e os casos exitosos foram divulgados no palco do evento, com direito ao recebimento de menção honrosa para exposição no equipamento de saúde.
Entre as apresentações, vale destacar a implementação da ferramenta Huddle no PA Eldorado e na UBS Promissão. Na prática, a estratégia consiste na realização de reuniões multidisciplinares antes da abertura da unidade ou início do plantão para os principais alinhamentos necessários daquele dia.
A principal característica da metodologia é que sejam encontros breves, de até dez minutos, para discutir e resolver problemas do serviço. Alinhado à Meta 2 - Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde, os encontros são diários e já foram absorvidos à cultura das unidades mencionadas.
"A Huddle tem sido aplicado diariamente no plantão diurno e noturno. É realizado pelo enfermeiro referência, com um representante de cada seguimento profissional: limpeza, recepção, técnico de enfermagem, médico clínico, médico pediatra e gerência. Nessa rápida reunião discutimos os pontos principais para o dia, traçamos metas e elencamos os tópicos primordiais para o plantão", comenta Lilian Versure, gerente do PA Eldorado.
A partir das melhorias apresentadas com a implementação dos encontros, - agilidade no atendimento após melhor distribuição de tarefas, por exemplo -, o próximo passo será a implantação do Huddle Clínico. "Será direcionado para o corpo médico (clínicos e pediatras), para o direcionamento de condutas problemáticas pertinentes ao dia, protocolos e situações adversas", explica Lilian.
Notificar para aperfeiçoar
Durante o evento, também foi reforçada a existência do canal interno de notificações de incidentes, criado pelo Núcleo Institucional de Segurança do Paciente, e a importância de fazer os registros.
O objetivo é promover melhorias contínuas por meio da identificação de fragilidades nos processos, prevenção da recorrência de eventos adversos e promoção de aprendizado organizacional que fortaleça a cultura de segurança do paciente.
"Nosso objetivo é garantir que todos os processos assistenciais dentro dos serviços de saúde do município de Diadema sejam realizados com excelência, reduzindo riscos e prevenindo danos evitáveis. A segurança do paciente não é uma responsabilidade de poucos, só do gerente, ou só dos membros do Núcleo de Segurança do Paciente. A responsabilidade é coletiva", finaliza Liane Tochetto, gerente de projetos da SPDM/PAIS em Diadema.
Saiba mais sobre o compromisso da SPDM/PAIS com a segurança do paciente.