Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Acreditação ONA 1

UBS Reunidas I conquista certificação nacional de qualidade

Data Publicação: 25/03/2025

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade da área da saúde no Brasil, para a Unidade Básica de Saúde UBS Reunidas I, localizada em São Paulo.

A unidade, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, recebeu, no dia 07 de fevereiro, o nível 1 da Acreditação ONA, em reconhecimento ao seu compromisso com os padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

Para alcançar a certificação, a UBS passou por uma rigorosa avaliação, conduzida por avaliadores habilitados pela ONA. Os profissionais examinaram a conformidade da unidade com os padrões estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação, abrangendo áreas como gestão organizacional, segurança na assistência e apoio.

A unidade se destacou pelo plano de ação para ampliar a aplicação do Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) em idosos, determinando um dia específico na semana para que a equipe multiprofissional acompanhe algumas das equipes da Estratégia de Saúde da Família para avaliação e discussão dos casos, a fim de elaborarem, juntos, os Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) de acordo com a necessidade de cada paciente. Essa organização permitiu um aumento significativo na aplicação da Avaliação, passando de 41 no primeiro semestre para 436 no segundo semestre de 2024.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a AMPI é um instrumento que avalia as condições de saúde das pessoas idosas com ênfase na capacidade funcional, e visa instrumentalizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para classificá-las de acordo com o desempenho funcional, qualificar a demanda e orientar o planejamento e gestão do cuidado em saúde da população idosa. 

Durante a aplicação do questionário, são levantadas informações sobre o suporte social desse idoso, as condições crônicas presentes, o uso de medicamentos, episódios de quedas, avaliação da visão e da audição, entre outras informações que ajudem a equipe a se aprofundar nas necessidades desse paciente. 

"Esta acreditação reflete todo empenho da equipe em propiciar à população um atendimento com segurança e qualidade. É uma grande conquista para nossa unidade e estamos muito felizes em fazer parte dessa história", disse o gerente da unidade, Mateus de Carvalho.

A certificação é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. 

"A Acreditação demonstra o compromisso da instituição com a qualidade e segurança do paciente, além de sua preocupação em oferecer cuidados com a padronização e excelência nos processos de trabalho", destacou Bruna Dellalibera, supervisora técnica.

"Este é um momento de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo, SPDM/PAIS e seus stakeholders. A conquista desta certificação atesta que estamos empenhados na busca da melhoria contínua da assistência em saúde para toda a população, visando a segurança do paciente, a qualidade dos atendimentos e a resolutividade dos casos. É uma construção de estratégias coletivas em prol da saúde dos nossos pacientes", finaliza o coordenador de Processos e Qualidade na SPDM/PAIS, Michel Marciano.

A UBS Reunidas I é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).