Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Contra o Alzheimer

PAI Perus realiza atividade lúdica para informar sobre os primeiros sintomas da doença

Data Publicação: 21/03/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

 Por meio de teatro, a equipe ajudou os idosos a identificarem sinais que não podem ser ignorados

 O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Perus, em São Paulo, usou a criatividade para alertar os usuários sobre os primeiros sintomas do Alzheimer, transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos. 

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais da doença são:  

Falta de memória para acontecimentos recentes

Repetição da mesma pergunta várias vezes

Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos

Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas

Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos

Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais

Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento

Apesar de não ter cura, existem medicamentos que podem ajudar a retardar a evolução dos sintomas - daí a importância de saber identificá-los ainda na fase inicial.

 As encenações feitas pela equipe simularam situações simples do cotidiano que podem ser dificultadas pelos sintomas do Alzheimer, como lembrar se já se alimentou, se pagou as compras, ou se tomou a medicação do dia, por exemplo.

"Os idosos interagiram falando sobre situações que acontecem com eles parecidas com as que encenamos, então vimos que foi uma maneira bastante educativa de alertá-los", comenta Carla de Freitas, cuidadora de idosos. 

Além da interpretação teatral, foi realizada uma roda de conversa com orientações gerais sobre o tema. Por fim, a equipe conduziu uma atividade educativa com a entrega de dicas para exercitar a memória - já que estimular ao cérebro pode ajudar a protelar o surgimento ou agravamento do Alzheimer. 

A adoção de hábitos saudáveis como os mencionados abaixo, também faz parte do rol de ações que especialistas entendem ser relevantes para retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença:

- Estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa

- Fazer exercícios de aritmética

- Jogos inteligentes

- Atividades em grupo

- Não fumar

- Não consumir bebida alcoólica

- Ter alimentação saudável e regrada

- Fazer prática de atividades físicas regulares

"Gostei muito da dica que recebi, acho os grupos do PAI super importantes para nossa socialização e tirei muitas dúvidas sobre o Alzheimer hoje", diz Maria Alice Fagundes, idosa cadastrada no Programa.

O PAI Perus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x