Data Publicação: 20/03/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
O objetivo foi sanar as principais dúvidas sobre gestação, parto e pós parto
A Casa do Parto de Sapopemba, em São Paulo (SP), reuniu gestantes da região para uma roda de conversa para desmistificar determinadas questões que envolvem diferentes fases da maternidade.
Durante o evento, foi ressaltada a importância do pré-natal - realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde - e sanadas dúvidas sobre sinais de trabalho de parto, primeiros cuidados com a mãe e o bebê no puerpério e amamentação.
Os critérios para ser atendido na Casa também foram mencionados:
- Gestação única (não gemelar) e de baixo risco,
- Apresentação cefálica (quando o bebê está de cabeça para baixo, em direção ao canal de parto)
- Ausência de qualquer patologia
- Não ter tido cesárea na gestação imediatamente anterior última gestação
- Idade igual ou superior a 15 anos
- Exame de streptococcus negativo
A programação do evento contou também com atividades de promoção do bem-estar e qualidade de vida, com sessão de dança circular e de auriculoterapia*, além de pintura na barriga representando o bebê que vai nascer.
A Casa
A Casa do Parto de Sapopemba é voltada para mulheres que buscam por um parto natural e humanizado, ou seja, sem intervenções cirúrgicas. No serviço, a gestante conta com técnicas não farmacológicas de alívio da dor como massagens, banheira de hidromassagem, exercícios com bolas de Pilates e cromoterapia, amamentação e contato pele a pele na primeira hora de vida, dentre outras atividades.
A equipe é composta por experientes enfermeiras obstétricas e, em caso de intercorrência, a Casa dispõe de uma ambulância 24hs para as eventuais necessidades de remoção ao hospital/maternidade de referência.
Para saber mais sobre a unidade e fazer um tour virtual pela Casa, clique aqui, e para conferir relatos de parto, clique aqui.
A Casa do Parto de Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
*Técnica de medicina alternativa que estimula pontos específicos da orelha, com sementes de mostarda ou agulha, para tratar problemas físicos, mentais e emocionais.
Confira outras notícias sobre a Casa do Parto de Sapopemba:
Contato pele a pele faz bem à saúde do bebê e bem-estar da mãe
Acolhimento desde os primeiros dias: banho humanizado
Lembrança para a vida: puérperas recebem arte da placenta
- Confira outras notícias sobre a SPDM/PAIS
- Trabalhe conosco: Clique aqui para conhecer nossas vagas