Data Publicação: 10/03/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Profissionais foram às ruas para um grito de carnaval de combate ao Aedes aegypti
Realizado em parceria com o Conselho Gestor da UBS, o "Bloquinho da Prevenção: Carnaval Sem Dengue é Mais Seguro!" percorreu as ruas do bairro, alcançando pessoas que circulavam pelo entorno e pelos comércios da região.
Durante a caminhada, a equipe realizou orientações e distribuiu panfletos sobre o combate ao Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue e de outras doenças. Segundo o Ministério da Saúde, para eliminar criadouros do mosquito, é necessário:
1) Tampe caixas d"água, ralos e pias;
2) Higienize bebedouros de animais de estimação;
3) Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
4) Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
5) Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;
6) Coloque areia nos vasos de plantas;
7) Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;
8) Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas;
9) Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos;
10) Receba bem os agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que trabalham em sua cidade.
Quanto aos sintomas, no caso de febre alta (39°C a 40°C) de início repentino e surgimento de pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos " é necessário procurar imediatamente um serviço de saúde.
Um campo de futebol das proximidades também foi alcançado pelo Bloquinho da Prevenção, e além das informações sobre o Aedes foram realizadas orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - ressaltando a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais. Na ocasião, também foram oferecidos testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites.
Para ajudar na folia da prevenção, a ação contou com o apoio de um carro de som, atraindo a atenção da população e reforçando a mensagem de prevenção.
"Foi um momento único, conseguimos unir a diversão do carnaval com um tema de extrema importância para a saúde pública. A participação ativa da comunidade foi essencial para o sucesso da ação. Conseguimos não só informar, mas também oferecer serviços diretos, como os testes rápidos, e isso fez toda a diferença. Ver as pessoas mais conscientes sobre a prevenção da Dengue foi muito gratificante, e reforça a importância de eventos como esse, que trazem saúde e educação para a população de forma acessível e divertida", comenta Fabiana Mendes, gerente da UBS.
A UBS Parque Bristol é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).