Data Publicação: 05/03/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Durante evento realizado no auditório do Quarteirão da Saúde, em Diadema (SP), serviços da Secretaria Municipal de Saúde do município apresentaram as ações realizadas dentro do Projeto Sustentabilidade, Inovação e Melhoria (SIM).
Desenvolvido pela SPDM/PAIS, o SIM tem como base a política de sustentabilidade da instituição e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e o objetivo é potencializar o tema nas unidades de saúde gerenciadas em parceria com a gestão pública, buscando a promoção da redução do consumo, custo e incentivando a reflexão sobre os hábitos sustentáveis.
Uma das metas implementadas pela agenda sustentável da instituição é: reduzir três por cento o consumo de água e energia. Graças à atuação das Comissões de Sustentabilidade das UBS, esses objetivos foram superados.
Em 2024, foi registrada uma redução expressiva de 53,42% do consumo de energia elétrica e 44,31% do consumo de água, em comparação com o ano anterior, nos equipamentos de saúde de Diadema. Além disso, os esforços em gestão de resíduos também trouxeram resultados significativos: o volume de resíduos recicláveis aumentou 290,95% em 2024, reforçando a eficiência da separação e destinação corretas. Os resíduos não recicláveis tiveram uma redução de 22,64%, demonstrando avanços na minimização de descartes desnecessários, e quanto à quantidade de resíduos infectantes, houve uma redução expressiva de 92,20%, destacando o aprimoramento do descarte correto.
Trinta unidades, entre Centros de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos, Pronto Atendimentos e Unidades Básicas de Saúde apresentaram as ações realizadas para alcançar os marcos definidos pelo SIM.
Entre as iniciativas apresentadas dentro dos eixos Água e Energia , foram mencionadas a instalação de sensores de luz para o acionamento somente quando estiver alguém presente no ambiente, substituição de lâmpadas comuns pelas de LED (mais econômicas) e manutenção elétrica e hidráulica preventivas, entre outras.
Quanto ao eixo Resíduos, foram apresentadas ações como aquisição de jogo de louça próprio da unidade, campanhas de incentivo para que os profissionais "adotem" garrafas ou canecas, e instalação de recipientes específicos para descarte de pilha e medicamentos vencidos.
A conscientização constante junto a usuários e profissionais, a aplicação de comunicados e adesivos com alertas sobre a economia de água e energia em pontos estratégicos das unidades de saúde, foram estratégias comuns a todas as equipes.
Além destas, há outras ações que valem o destaque, a exemplo da Realização do dia D sem itens recicláveis na unidade, realizada pela UBS Ernesto Che Guevara, e a feira de troca Desapega Friday promovida pela UBS Maria Tereza, em contraponto ao consumo desenfreado incentivado pela Black Friday.*
Já na UBS Vila São José, foi implementado um "ar condicionado natural" no jardim da unidade, por meio do plantio de uma árvore da espécie Pau Brasil, doada por um usuário do serviço. Além de ajudar a refrescar o local, a iniciativa também atua na preservação do meio ambiente, já que se trata de uma árvore em extinção.
Pensando na conscientização das gerações futuras, a UBS Paineiras realizou uma palestra na unidade do SESI da região, para orientar os estudantes e fazê-los multiplicadores das informações dentro de casa.
"Os resultados alcançados refletem o comprometimento das equipes e o impacto positivo das ações implementadas. Em 2024, trilhamos um caminho repleto de desafios, aprendizado e conquistas, onde cada iniciativa, cada esforço e cada compromisso assumido foram fundamentais para fortalecer a sustentabilidade em nossas unidades. Além de promover a preservação ambiental, essas ações consolidam uma cultura de sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos. Com planejamento estratégico, engajamento contínuo e inovação, Diadema avança na construção de um futuro mais sustentável, consciente e eficiente para todos", ressalta Priscila dos Santos, analista ambiental.
Por fim, foram apresentadas as projeções do SIM para 2025. Segundo Priscila, uma das principais novidades para este ano foi a inclusão do eixo "Vigilância in Foco", que visa aprimorar o monitoramento, garantir conformidade ambiental e realizar auditorias nos processos sustentáveis. Esse eixo permitirá que as ações implementadas tenham um acompanhamento contínuo, assegurando eficiência e impacto duradouro. Também será realizada a criação de documentos norteadores para apoiar as Comissões de Sustentabilidade na gestão ambiental das unidades, proporcionando maior embasamento técnico e autonomia para a implementação das iniciativas.
"Em 2025, nosso compromisso é fortalecer ainda mais a sustentabilidade na rotina das unidades, aprimorando o monitoramento e ampliando a autonomia das comissões locais para a implementação de boas práticas. Além disso, a participação em eventos que promoverá a troca de experiências e impulsionará iniciativas inovadoras. Pequenas mudanças, quando bem planejadas e executadas, geram grandes impactos. Seguimos com esse propósito em Diadema, aliando excelência operacional, inovação e compromisso com um futuro sustentável na gestão ambiental da saúde pública", finaliza Priscila.
As 30 unidades que participaram do evento são da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
*Black Friday - Dia em que os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores. Essa ação promocional dos lojistas se consolidou nos Estados Unidos, acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é considerada o momento que inicia as vendas de Natal. O movimento também acontece no Brasil.