Data Publicação: 03/12/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gerenciadas pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/PAIS), no município de São Paulo, conquistaram o "Selo de boas práticas no enfrentamento da sífilis congênita".
A premiação, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, reconhece o trabalho das unidades das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), Supervisões Técnicas de Saúde (STSs) e das Unidades Básicas.
As Unidades gerenciadas pelo PAIS foram premiadas em categorias diferentes, se destacando entre 21 UBSs reconhecidas no município, após uma rigorosa avaliação do território e de indicadores específicos de melhoria.
As unidades premiadas foram as seguintes:
Categoria 1: Menor taxa de transmissão vertical da sífilis congênita:
- UBS City do Jaraguá
- UBS Eduardo Reschilian
Categoria 2: Maior proporção de gestantes com tratamento das parcerias sexuais:
- UBS Elísio Teixeira Leite
- UBS Jardim Grimaldi
Categoria 3: Experiência exitosa na realização e controle do teste rápido para Sífilis na 32ª semana de gestação em mulheres ainda não diagnosticadas com sífilis:
- UBS Recanto dos Humildes
- UBS Vila Campestre
Essas conquistas refletem o trabalho de prevenção e tratamento realizado pelas equipes multidisciplinares, incluindo enfermeiros, médicos, farmacêuticos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam em conjunto para prevenir a transmissão vertical da sífilis e garantir o acompanhamento das gestantes e de seus parceiros.
A supervisora de planejamento Daniele Bucky, representou a área de Epidemiologia da SPDM/PAIS no evento de premiação e ressaltou: "Esse reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo, de engajamento e dedicação de todas as equipes envolvidas. Sabemos que cada indicador representa vidas impactadas e melhorias significativas na saúde da população. Estamos orgulhosos do trabalho realizado, mas sabemos que o desafio continua, e nos comprometemos a aprimorar cada vez mais os processos de atendimento", afirmou.
"Esse selo é um símbolo de nosso compromisso com a saúde das gestantes e de suas famílias. Continuaremos nos dedicando para garantir o cuidado e o acompanhamento necessário, promovendo um ambiente saudável para todos", afirmou a gerente da UBS Jardim Grimaldi, Isaac Ferreira Brum.
A enfermeira da UBS City, Roseli Lopes, Rossmann destacou: "Este prêmio reforça nossa responsabilidade e nos motiva ainda mais a continuar oferecendo serviços de qualidade à nossa comunidade, sempre com foco na prevenção e no cuidado integral."
A conquista do selo ocorre em um contexto de avanço nas políticas de enfrentamento da sífilis congênita na cidade de São Paulo. De acordo com dados da SMS, o município atingiu uma redução de 15% na taxa de incidência entre 2022 e 2023, triplicando a meta inicial de 5% e registrando o menor número de casos dos últimos 11 anos. São Paulo, inclusive, é hoje a quarta capital brasileira com menor índice de sífilis congênita, resultado de um esforço contínuo e de um trabalho em rede.