Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Dia Mundial da Gentileza

PAI Mascarenhas de Moraes comemora a data

Data Publicação: 25/11/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Equipe distribuiu frases motivacionais durante as visitas domiciliares

Os usuários cadastrados pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Mascarenhas de Moraes, em São Paulo, foram surpreendidos pela equipe no Dia Mundial da Gentileza (13/11), data voltada para promover ações que espalhem empatia, respeito e cuidado entre as pessoas como um lembrete de que atitudes simples podem impactar positivamente o ambiente e as relações interpessoais.

Durante o atendimento aos pacientes, que acontece por meio de visitas domiciliares da equipe (enfermeira, auxiliares de enfermagem e acompanhantes) e dos Acompanhantes de Idosos, foram entregues mensagens motivacionais, a fim de provocar reflexões e pensamentos positivos sobre a vida e inspirar atos de gentileza.

"Os benefícios proporcionados pela ação são oferecer ajuda a quem precisa, ouvir atentamente, fazer um elogio sincero e enviar uma mensagem de apoio com o objetivo de promover um ambiente mais positivo e acolhedor, fortalecendo a interação e as práticas que geram gentileza. Tanto os colaboradores quanto os idosos receberam as mensagens com sorriso no rosto, trazendo um pouco de leveza e alegria", comenta Amanda Sales, enfermeira.

Para além da ação realizada, a atuação rotineira do PAI foi reconhecida durante a atividade:

"Vocês são muito bons para a gente, se ocupam ocupam com nossas enfermidades vêm nos visitar"Eu comento com a minha filha: Graças a Deus! Porque ela saia para trabalhar e eu ficava sozinha, agora eu fico despreocupada, porque a minha médica, enfermeira, vêm na minha casa. Eu estou muito bem agora", ressalta Juvelina Joaquim, acompanhada pelo Programa desde fevereiro de 2021.

O PAI Mascarenhas de Moraes é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

O Programa Acompanhante de Idosos

Trata-se de um serviço voltado a idosos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, em isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social.

Consiste no cuidado domiciliar realizado por uma equipe composta de enfermeiro, auxiliares de enfermagem, acompanhantes de idosos, médico geriatra e serviço social, que têm como base uma Unidade Básica de Saúde.

A equipe atua de forma a apoiar e dar suporte nas chamadas Atividades de Vida Diárias (AVDs), promovendo o autocuidado e a autonomia, assistência integral à saúde e outras necessidades sociais quando necessário.

Os pacientes são incluídos no Programa a partir da identificação das necessidades e de determinados critérios, após avaliação individual realizada pela Unidade Básica de Saúde.

x