Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Hospital Irmã Dulce recebe oficina de Libras

Data Publicação: 21/11/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Ação foi realizada para promover a inclusão de funcionários e pacientes com deficiência auditiva

Os profissionais do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande (SP), participaram de uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizada em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez (10/11).

Durante a ação, foram ensinados sinais voltados para o atendimento em saúde, capacitando os funcionários a auxiliar uma pessoa surda que procure a unidade, a fim de acolhê-la adequadamente desde a recepção até o momento da alta hospitalar.

A oficina foi conduzida por Fabio Yano (surdo e especialista em Libras), Carla Lima e Aline Guerreiro, intérpretes de Libras.

Vale destacar a participação em peso da equipe de higienização do hospital, que fez questão de aprender alguns dos sinais para se relacionar melhor com um de seus colegas, que é surdo.

"O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais pelos profissionais em saúde no geral, é indispensável para que possa haver um atendimento da forma mais plena possível à pessoa com deficiência auditiva", finaliza Wanessa Lima, coordenadora de RH e integrante da Comissão de Diversidade.

O Hospital Irmã Dulce é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x