Data Publicação: 08/11/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Público-alvo foram os profissionais que atuam nas unidades administradas pela SPDM/PAIS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
O objetivo da capacitação foi proporcionar aos participantes as habilidades necessárias para atuar em situações de emergência, seja em casos de parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas ou outras condições que exijam uma resposta rápida e precisa.
Realizado em parceria com a UNINASSAU Fortaleza, o Workshop ofereceu conhecimentos essenciais sobre atendimento de emergência, com foco especial nas intervenções de primeiros socorros e manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com orientações teóricas e exercícios práticos com o uso de manequins.
Durante a capacitação, foram abordados tópicos como: uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA) e técnicas de desobstrução de vias aéreas, considerando métodos específicos para lidar com pacientes de diferentes faixas etárias.
Segundo Gyslane Vasconcelos, especialista em educação, ter colaboradores capacitados em SBV representa um ganho significativo na qualidade e segurança do atendimento: "Em situações de emergência, o tempo é um fator crucial, e a rápida intervenção pode aumentar consideravelmente as chances de sobrevivência de um paciente. Assim, esta parceria com a UNINASSAU Fortaleza reforça o compromisso da SPDM em oferecer aos seus profissionais a capacitação necessária para prestar um atendimento de qualidade, garantindo segurança e bem-estar aos pacientes", ressalta.
"Essa capacitação nos trouxe mais confiança para atuar em emergências. Saber que temos o conhecimento necessário para salvar vidas faz toda a diferença," comenta Kairle Santana, enfermeira.
Os profissionais que participaram da capacitação atuam nas Policlínicas Dr. José Eloy, Dr. Luiz Carlos Fontenele, Dr. Lusmar Veras, Dr. João Pompeu Lopes Randal, no Programa Melhor em Casa, no CAPS Infantojuvenil da Granja Portugal, no Hospital Nossa Senhora da Conceição e no Hospital da Criança de Fortaleza.
As unidades mencionadas pertencem à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e são gerenciadas em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).