Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Aniversário do PAI Perus

Programa comemora oito anos

Data Publicação: 06/11/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Equipe comemorou ocasião com evento voltado para a socialização entre os idosos

O Programa Acompanhante de Idosos Perus, em São Paulo, realizou um evento para comemorar seus oito anos de atendimento à população. A programação do aniversário contou com atividade de expressão corporal adaptada, com músicas de ritmos variados, promovendo momentos de descontração e interação social entre os participantes.

"Gostei bastante, dancei muito e conheci outros idosos do programa que não conhecia antes", comenta Isanira Benites, usuária do Programa.

Além disso, a equipe realizou uma homenagem aos idosos, por meio de canções entoadas em formato de coral. Tempo perdido, da banda Legião Urbana e Canta Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, foram as músicas cantadas na ocasião.

E foi exibido um vídeo com os melhores momentos do Programa ao longo desses oito anos de existência.

Segundo Vanessa Maia, coordenadora do PAI Perus, para além de um evento comemorativo, a ação tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, melhora da coordenação motora, equilíbrio, melhora do humor e redução dos sintomas de depressão.

"A festa foi muito animada, os idosos se divertiram muito com as danças e músicas, pois foi um momento de interação entre eles", comenta Selma Santos, Acompanhante de Idosos.

O PAI Perus é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

O Programa Acompanhante de Idosos

Trata-se de um Programa voltado a idosos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, em isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social.

Consiste no cuidado domiciliar realizado por uma equipe composta de enfermeiro, auxiliares de enfermagem, acompanhantes de idosos, médico geriatra e serviço social.

O PAI atua de forma a apoiar e dar suporte nas chamadas Atividades de Vida Diárias (AVDs), promovendo o autocuidado e a autonomia, assistência integral à saúde e outras necessidades sociais quando necessário.

Os pacientes são incluídos no Programa a partir da identificação das necessidades e de determinados critérios.

x