Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Nutriser - da Horta para a Mesa

Projeto da UBS Sacomã que incentiva alimentação saudável desde a infância é premiado

Data Publicação: 31/10/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal

Uma das estratégias adotadas para incentivar hábitos alimentares saudáveis no município de São Paulo, em especial no âmbito do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), é o trabalho com hortas,o que proporciona não somente o acesso a uma educação alimentar mais saudável, mas também promove o bem-estar mental.

Neste contexto, foi elaborado o Nutriser - da Horta para a Mesa, projeto que tem transformado a comunidade do Centro de Educação Infantil (CEI) Margarida Maria Alves, em Heliópolis.

A iniciativa consiste na construção de hortas orgânicas no CEI como uma estratégia para promover a alimentação saudável e criar espaços de convivência comunitária.

Uma parceria entre a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) e o PAVS da UBS Sacomã, com o apoio da WWF Brasil e da Faculdade Insper, o projeto tem como objetivo fortalecer os hábitos alimentares saudáveis entre as crianças e suas famílias, além de abordar a importância do aleitamento materno, o primeiro alimento saudável do ser humano.

A relação entre alimentação e saúde é central para a prevenção de patologias na vida adulta. Doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares estão diretamente ligadas ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, por exemplo. Nesse sentido, o projeto Nutriser contribui para reverter esse quadro, incentivando o consumo de alimentos frescos e naturais.

Durante as atividades, que acontecem todas às quartas-feiras, às crianças e seus familiares participam de oficinas práticas de preparação de canteiros, plantio, manejo da horta e compostagem com minhocário. Também são realizadas oficinas de culinária, onde os alunos preparam receitas com os produtos colhidos e depois as compartilham nos lanches.

Para abordar de maneira lúdica a educação alimentar, o projeto utiliza contações de histórias, atividades sensoriais e artísticas, como teatro e uso de tintas naturais.

Palestras e formações voltadas para pais e profissionais do CEI também fazem parte do projeto, abordando temas como Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), aleitamento materno e manejo de hortas.

Toda a execução das atividades é coordenada por uma equipe composta por profissionais da saúde, Agentes de Promoção Ambiental (APA), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e parceiros da UNAS e do Insper.

Reconhecimento e impacto

No dia 23 de setembro de 2024, o projeto conquistou o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, na categoria Educação Infantil.

A cerimônia de premiação ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, e destacou o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças.

De acordo com depoimentos de pais e professores, o contato com a horta ajudou a ampliar o repertório alimentar dos alunos, que passaram a consumir frutas e vegetais que antes não faziam parte da sua dieta. Além disso, o trabalho com o minhocário chamou a atenção para a importância do descarte correto de resíduos, transformando parte do lixo em alimento para as minhocas.

"O Projeto Nutriser vai além da alimentação saudável. Estamos mostrando às crianças a importância de cuidar do que a natureza nos oferece. Para nós, da UBS Sacomã, é gratificante ver como os hábitos alimentares das crianças e suas famílias têm mudado. O projeto é uma semente que estamos plantando para um futuro melhor", acredita Odilia de Brito, Agente de Promoção Ambiental da UBS Sacomã.

A UBS Sacomã é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x