Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Segurança do paciente é tema de palestra em Praia Grande

Setembro Laranja

Data Publicação: 22/10/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Profissionais do Hospital Irmã Dulce, UPA Samambaia e PS Central participam de capacitação sobre segurança diagnóstica

O Setembro Laranja é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês da Segurança do Paciente, e o tema da campanha de 2024 é "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente", com o slogan: "Faça certo, torne seguro!", dando ênfase à importância do diagnóstico correto para garantir o cuidado seguro de pacientes e melhorar os resultados de saúde e prescrição segura de medicamento.

Em Praia Grande (SP), o Hospital Irmã Dulce, a UPA Samambaia e o Pronto Socorro Central aderiram à campanha por meio de uma palestra voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e equipe multiprofissional, além de gestores de saúde e estudantes de medicina.

Com o tema A Importância da Segurança Diagnóstica e seu Impacto na Segurança do Paciente, a ação contou com a disseminação de práticas e protocolos que visam minimizar erros diagnósticos, além da discussão de casos reais de erros diagnósticos, promovendo reflexões sobre como poderiam ter sido evitados.

Também foram abordadas a definição e a importância da segurança diagnóstica, e citados fatores que contribuem para erros diagnósticos e suas consequências para pacientes e equipe.

"A palestra contribuiu para uma maior sensibilização dos profissionais de saúde sobre a importância da segurança diagnóstica, ajudando a identificar áreas de risco e potenciais melhorias. Os participantes aprenderam sobre melhores práticas e intervenções específicas que podem ser aplicadas no dia a dia, promovendo uma formação contínua", conclui Rosali da Silva, gerente de enfermagem e responsável pela palestra.

O Hospital Irmã Dulce, a UPA Samambaia e o PS Central são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x