Data Publicação: 27/09/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Profissionais participam de palestra sobre tratamentos e medicamentos fornecidos pelo SUS
No dia 8 de setembro, o Brasil celebrou o Dia Nacional de Luta por Medicamentos, cujo objetivo é chamar a atenção para as dificuldades dos pacientes para ter acesso a tratamentos e medicamentos.
Em Praia Grande (SP), O Hospital Irmã Dulce e o Pronto Socorro Central realizaram palestras voltadas para profissionais de diversas áreas abordando três componentes principais que organizam a distribuição de medicamentos no SUS:
Componente Básico " voltado à Atenção Básica, com medicamentos para hipertensão, diabetes, colesterol e contraceptivos.
Componente Estratégico " focado no tratamento de doenças de relevância nacional, como HIV/AIDS, e vacinas.
Componente Especializado " destinado a medicamentos de alto custo para doenças como câncer, artrite reumatóide e lúpus.
Foram realizadas orientações sobre o processo para retirada de medicamentos na farmácia hospitalar, com ênfase nos documentos necessários, para garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para orientar os pacientes corretamente.
Segundo Paola Lobo, coordenadora de Farmácia e Almoxarifado, a iniciativa foi fundamental para esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento farmacêutico, impactando positivamente o serviço oferecido. "Há 21 anos celebramos esse tema que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do acesso a tratamentos e medicamentos. Esse acesso é garantido por meio de componentes diferentes, que vão desde medicamentos para doenças mais comuns até aqueles que desativam tratamentos de alto custo", ressalta.
O Hospital Irmã Dulce e o Pronto Socorro Central são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).