Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Dia Nacional do Surdo

Hospital Irmã Dulce realiza palestra sobre surdez

Data Publicação: 27/09/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Objetivo foi promover a inclusão e divulgar a história da Língua Brasileira de Sinais

No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo , uma data que convida a população à reflexão sobre a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência auditiva.

Em Praia Grande (SP), o Hospital Irmã Dulce realizou uma palestra voltada aos profissionais, com o objetivo de promover o entendimento e a desmistificação de temas que envolvem a surdez.

Esta iniciativa destacou a importância de se adotar uma visão socioantropológica, que enxerga o surdo como um indivíduo com capacidades e potencialidades iguais a qualquer outra pessoa.

Um dos principais pontos abordados foi o papel crucial da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na área da saúde, é necessário que os profissionais tenham conhecimento sobre esta forma de comunicação para que possam fornecer um atendimento adequado às pessoas surdas. A comunicação plena não apenas facilita o tratamento, mas também fortalece a confiança entre o paciente e a equipe.

"A palestra foi um marco para promover o entendimento mais profundo sobre o universo da pessoa surda, reforçando a importância de que cada indivíduo seja tratado com dignidade e respeito", disse (Wanessa Novais - Coordenadora de Recursos Humanos)

Segundo os organizadores, iniciativas como essas são essenciais para criar um ambiente inclusivo e acolhedor dentro do hospital.

"A inclusão vai além de ações pontuais, é um compromisso contínuo de aprendizagem e empatia. Com Libras, os profissionais de saúde não apenas ampliam suas habilidades técnicas, mas também demonstram um compromisso profundo com o atendimento humanizado, garantindo que todos os pacientes, independentemente de suas condições, sejam atendidos com excelência", complementa Elizabéth Longo - Gerente Administrativa.

O Hospital Irmã Dulce é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

CURIOSIDADE

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, cerca de 5% da população brasileira, ou aproximadamente 10 milhões de pessoas, têm alguma deficiência auditiva. Deste total, 2,7 milhões possuem surdez profunda. A maioria dos casos ocorre em pessoas acima de 60 anos, com 9% nascendo com a condição e 91% adquirindo-a.

x