Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Educação em Saúde

SPDM/PAIS lança 1º curso de formação de gerentes da Atenção Primária à Saúde

Data Publicação: 30/08/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Objetivo é ampliar a capacidade de tomada de decisão e resolutividade na gestão da saúde das unidades

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/PAIS) lançou, na sexta-feira (23/8), em São Paulo (SP), o primeiro Curso de Formação de Gerentes da Atenção Primária à Saúde.

A aula inaugural do curso foi realizada no anfiteatro da SPDM Matriz e contou com a palestra do professor doutor e advogado Fernando Mânica, que se dedica há mais de 20 anos ao estudo e consultoria em contratos de gestão para Organizações Sociais de Saúde (OSS).

"Este curso é de altíssima importância. Capacitar, discutir, compartilhar ideias sobre modelo de gestão, sobre o SUS [Sistema Único de Saúde], e a regionalização é imprescindível para que cada gestor e profissional da SPDM possa prestar saúde com qualidade e eficiência para nossa população", enfatizou o jurista.

A gerente de Planejamento e Informação da SPDM/PAIS, Sônia Figueira, explicou que o curso surge com o objetivo de aprimorar a qualificação dos gerentes assistenciais que já atuam nos serviços de Atenção Primária da instituição.

"Vivemos hoje uma certa dificuldade para encontrar gerentes prontos para atuar na área da saúde, principalmente porque essa função tem se tornado cada vez mais complexa. Nosso intuito é oferecer subsídios e capacitação para que nossos profissionais tenham mais autonomia e que possam tomar decisões mais assertivas, melhorando os resultados e a entrega para nossos pacientes", afirmou Sônia.

Na ocasião, os 101 gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gerenciadas pelo PAIS participaram da cerimônia. A gerente da UBS Vila Guarani, Paula Juliane Dilena, comentou: "Este curso é uma valorização profissional para todos os gerentes, uma qualificação do trabalho que já desenvolvemos com muita qualidade. Podemos nos aprimorar cada vez mais para sempre estar de acordo com a visão, missão e valores da instituição e proporcionar para a população um atendimento cada vez melhor", compartilhou.

A gerente da UBS Vila Carrão, Erika Valentim Furquim, acrescentou: "É sempre bom passar por novas capacitações e adquirir mais ferramentas para desenvolver nosso trabalho, pois é desafiador gerir o cuidado e fazer a gestão de pessoas. Entendo que esse curso só vem a contribuir. Capacitando o gestor, temos uma melhor entrega de cuidado ofertado ao paciente", explica.

O evento contou com a presença do vice-presidente da SPDM, professor doutor Gaspar de Jesus Filho, além de diretores e gerentes da Sede Administrativa do PAIS, e do superintendente Dr. Mário Monteiro.

"A formação de profissionais na área de gestão em saúde é uma das marcas da nossa trajetória. Idealizamos esse curso para aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos nossos gerentes e, com isso, elevar a qualidade dos serviços prestados à população", reforçou o superintendente.

Com duração de 1 ano, o curso terá carga horária de 150 horas, divididas em 5 módulos: Gestão no SUS, Gestão da Atenção Primária à Saúde, Gestão de Processos Técnicos Assistenciais, Gestão de Pessoas e Gestão de Processos Administrativos.

"O objetivo é que cada módulo correlacione com todos os aspectos da gestão em saúde e com a prática cotidiana dos gerentes. É um projeto piloto e a ideia é que a partir desse curso consigamos lançar outras formações voltadas para outros serviços como de urgência e emergência, atenção hospitalar, de saúde mental e especialidades", conclui a supervisora de Educação em Saúde na SPDM/PAIS, Thaís Regina Gomes de Araújo.

As aulas serão realizadas na Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS), que pertence a SPDM " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " que por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x