Data Publicação: 30/07/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Em julho, é celebrado o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, com o objetivo de destacar a importância do autocuidado na prevenção e no controle de doenças, como infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outras condições que merecem atenção.
Para marcar essa iniciativa, o Pronto Socorro Central e a UPA Dr. Charles Antunes Bechara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, realizaram uma ação de conscientização sobre a saúde do homem. Foram distribuídos folders com orientações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, reforçando a importância dos exames de rotina e destacando os principais indicadores de saúde da população masculina no Brasil.
As unidades citadas pertencem à Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande e são gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
Quais são as doenças mais comuns em homens?
Câncer de próstata: o câncer de próstata evolui lentamente " condição que leva muitos pacientes a perceberem a patologia apenas quando ela já está em estado avançado, que normalmente é quando começam a sentir dores na pélvis, nos ossos, nas costas, dificuldade para urinar e perda de peso.
Doenças cardiovasculares: As doenças cardiovasculares são aquelas que prejudicam o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos e do coração, comprometendo todo o sistema circulatório. Entre as principais situações, podemos citar o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o infarto, a pressão alta e a arritmia.
Câncer de pulmão: Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por conta do câncer de pulmão é bem maior entre os homens do que entre as mulheres no Brasil. O tabagismo é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da doença, que costuma ser agressivo e se espalhar rapidamente pelos demais órgãos.
Diabetes: Silencioso, o diabetes também acomete o público masculino com grande frequência. A doença pode se manifestar a partir de um volume desproporcional de urina, vontade de beber água acima do normal, fome excessiva, emagrecimento, pele seca, visão embaçada e apatia.
A prevenção é fundamental para uma vida mais saudável e duradoura, o que compreende visitar o médico regularmente, fazer exames de rotina e adotar hábitos mais saudáveis.