Data Publicação: 22/07/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A instituição foi habilitada com nível 1 para atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade da área da saúde no Brasil, para a Unidade Básica de Saúde UBS Água Funda, localizada em São Paulo.
A unidade que pertence à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo recebeu, no dia 25 de junho, o nível 1 da Acreditação ONA, em reconhecimento ao seu compromisso com os padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
Para alcançar a certificação, a UBS passou por uma rigorosa avaliação, conduzida por avaliadores habilitados pela ONA. Os profissionais examinaram a conformidade da unidade com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação, abrangendo áreas como gestão organizacional, segurança na assistência e apoio.
"O processo foi intenso e desafiador em todos os sentidos, o que nos levou a ter uma visão sistêmica do que é feito dentro da unidade, percebendo os impactos daquilo que realizamos. A certificação foi recebida com grande alegria pela equipe. Seguimos focados em manter e elevar os processos de qualidade e segurança do paciente", afirmou Maria Imaculada, gerente da UBS Água Funda.
A certificação é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.
"Foi um momento cheio de desafios para todos nós, mas a alegria de conquistar a Acreditação ONA I fez tudo valer a pena. Essa conquista elevou a qualidade e a segurança dos nossos processos assistenciais, além de unir e alinhar nossa equipe de forma integrada. Continuamos focados na melhoria contínua da assistência oferecida aos usuários do SUS," destacou Cleoni Tanaca, supervisora técnica da UBS Água Funda.
A UBS é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).