Data Publicação: 10/06/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A instituição foi habilitada com nível 1 para atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade da área da saúde no Brasil, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Iva, localizada em São Paulo.
A unidade que pertence à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo recebeu, no dia 18 de abril, o nível 1 da Acreditação ONA, em reconhecimento ao seu compromisso com os padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
Para alcançar a certificação, a UBS Jardim Iva passou por uma rigorosa avaliação, conduzida por avaliadores habilitados pela ONA. Os profissionais examinaram a conformidade da unidade com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação, abrangendo áreas como gestão organizacional, segurança na assistência e apoio.
Durante o processo de certificação da ONA, a unidade não apenas passou pelos processos exigidos, mas também se destacou nas avaliações de melhorias. Isso foi alcançado nas ações de cuidado com o colaborador da unidade, disponibilizando tratamentos com reiki e auriculoterapia, promovido pela equipe multiprofissional.
"A acreditação pela ONA indica que a unidade passou por um rigoroso processo de avaliação, no qual foi reconhecida a qualidade das ações de cuidado com o paciente, bem como a maturidade na implementação das metas de Segurança do Paciente", comentou Letícia Teixeira, gerente de serviços de saúde I.
A certificação é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.
"A conquista do certificado de Acreditação representa um divisor de águas na dinâmica da unidade, estabelecendo um novo padrão para o cuidado em saúde na Atenção Primária", finalizou a supervisora técnica, Yone Belforti.
A UBS é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).