Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

II PAIS + Sustentável

Evento promove reflexões sobre relação entre saúde e sustentabilidade

Data Publicação: 10/06/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Palestra, mesa de conversa e apresentações abordam promoção da saúde, prevenção de doenças e meio ambiente no contexto do SUS

No dia em que se celebra o meio ambiente (5 de junho), a SPDM/PAIS realizou a 2ª edição do PAIS + Sustentável, evento voltado para promover reflexões sobre a relação saúde-doença e meio ambiente, com o intuito de potencializar a cultura de sustentabilidade na instituição.

O encontro teve início com a palestra "Sustentabilidade: o que tem a ver com a saúde?", conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Saldiva, médico patologista e professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Dr. Saldiva fez provocações aos presentes por meio de uma analogia colocando a cidade de São Paulo como um paciente cujos problemas de saúde se comparam a questões do meio ambiente, ressaltando a urgência de tratar dos problemas ambientais assim como das doenças físicas e mentais.

Em seguida, foram convidados para somar à mesa gestores ambientais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Os profissionais ressaltaram a temática do evento, reforçando a relação saúde-doença e meio ambiente, e apresentaram dados sobre a associação entre o descarte incorreto de resíduos e a concentração de casos de dengue nesses territórios, exemplificando o impacto negativo que a falta de cuidado com o meio ambiente pode gerar na saúde da população.

"Nosso trabalho é de pequenas transformações, às vezes você vai conseguir mudar um pequeno contexto naquele território, uma rua, uma viela, mas aquilo também é saúde", ressalta Melyna Spinola, gestora ambiental do PAVS.

A adoção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos serviços de saúde também esteve em pauta no II PAIS + Sustentável, a fim de reforçar a importância de tratamentos alternativos (ou complementares) aos medicamentos no processo de cura.

Durante a explanação, a coordenadora de Saúde Integrativa da SPDM/PAIS, Naysla Pimentel, mencionou as diferentes esferas que envolvem a saúde (física, mental, emocional, cultural, social e espiritual) e, inclusive, ambiental, chamando a atenção para o fato de que é preciso olhar para o ser humano de forma integral, especialmente no processo saúde-doença, um dos fatores do processo de Saúde Integrativa que integra a Sustentabilidade da instituição.

A participação de Márcio Sussumu, fisioterapeuta e professor de Mindfulness deu seguimento ao evento com provocações aos presentes desafiando-os a observarem a si mesmos como elementos do meio ambiente e convidando-os ao autocuidado, à autopercepção e a um estilo de vida que fuja do modo "automático": "Saúde também é cultivar um modo de presença que permite a vida se organizar espontaneamente".

O evento seguiu com uma apresentação sobre as estratégias da SPDM/PAIS no que diz respeito à Gestão Ambiental, incluindo as adotadas ou aperfeiçoadas durante o processo de avaliação para conquista da Acreditação ONA, certificação nacional de qualidade.

Então, foi abordada a importância do olhar social no relatório de sustentabilidade, enfatizando o cuidado, a relevância, a qualidade e a transparência das informações apresentadas, para uma leitura que promova o valor compartilhado da instituição perante a sociedade " uma das nossas principais partes interessadas.

Por fim, foi divulgada a nova Política de Sustentabilidade da SPDM/PAIS e a Agenda Sustentável 2026.

"Tivemos a oportunidade de divulgar a nova Política de Sustentabilidade e a Agenda Sustentável, que tem a finalidade de buscar metas que estejam relacionadas ao nosso consumo, ao que geramos de resíduos, como gerenciamos estes resíduos e como podemos inserir o processo de Sustentabilidade de forma transversal dentro da nossa Instituição", finaliza o supervisor de Sustentabilidade na SPDM/PAIS, Rafael Quintino.

O II PAIS + Sustentável foi realizado de forma híbrida, permitindo a participação presencial e on-line dos profissionais da SPDM/PAIS, que possibilitou um público de cerca de 350 pessoas.

x