Data Publicação: 10/06/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
A iniciativa "Se tu não quer, tem quem queira" contou com doações de diversos itens.
Muito se fala sobre sustentabilidade, mas nem sempre o conceito está claro o suficiente para ser transformado em atitudes. Segundo o site Brasil Escola, o conceito refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.
Entre os pilares da sustentabilidade está o consumo consciente, que consiste em consumir de forma responsável, evitando excessos e desperdícios e priorizando produtos que sejam duráveis.
Em São Paulo, os profissionais do Hospital Dia Vila Prudente puderam praticar este consumo responsável por meio de um bazar sustentável. Com o sugestivo nome "Se tu não quer, tem quem queira", o evento contou com doações de diversos itens que, sem mais utilidade para algumas pessoas, poderiam ser interessantes para outras.
Peças de roupas, bijuterias, acessórios, livros, cosméticos e até livro estiveram entre os objetos expostos na ocasião.
"Como membro da equipe organizadora do Bazar de Sustentabilidade, estou orgulhosa do impacto positivo que nosso evento teve no Hospital. Testemunhar a energia e entusiasmo dos participantes ao explorar os itens como "recicladores" de roupas (ao invés de adquirir novas peças), foi inspirador", ressalta Daniella Padilha, auxiliar administrativa.
Segundo a profissional, o evento teve como objetivo promover a conscientização ambiental, o consumo consciente e a promoção de produtos sustentáveis, destacando a importância de adotar práticas de consumo mais responsáveis.
"Foi excelente participar deste momento!", comenta Williane Pereira, enfermeira.
O Hospital Dia Vila Prudente é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).