Data Publicação: 13/05/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) obteve uma das mais prestigiadas certificações de qualidade na área da saúde no Brasil para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarani Vargas Arnaldo Faria de Sá, localizada em São Paulo.
A unidade, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, recebeu, no dia 18 de abril de 2024, a acreditação ONA nível 1, que avalia minuciosamente a segurança do paciente e a excelência da assistência prestada.
Com um enfoque na segurança do paciente, a UBS Guarani Vargas passou por uma avaliação rigorosa, conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe de avaliadores capacitados pela ONA.
A unidade se destacou pela iniciativa da equipe de enfermagem em realizar treinamentos qualificados direcionados às políticas institucionais, bem como os requisitos exigidos pela certificação da ONA para os membros das equipes, sobre a importância do selo de certificação para melhoria e segurança dos processos de trabalho.
"Receber a certificação ONA é uma conquista que reflete nosso compromisso com a excelência em serviços de saúde. Estamos orgulhosos do trabalho árduo de toda a equipe, que tornou isso possível. Este é apenas o começo de nossa caminhada em direção à qualidade contínua e ao aprimoramento do atendimento aos nossos pacientes", disse Marta Cristina Borsatti, gerente da UBS Guarani Vargas.
A certificação da UBS é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.
"Este é um momento de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo, SPDM/PAIS e seus stakeholders. A conquista desta certificação atesta nosso empenho na busca contínua pela melhoria da assistência em saúde, visando a segurança do paciente, a qualidade dos atendimentos e a resolutividade dos casos", destacou o coordenador de Processos e Qualidade na SPDM/PAIS, Michel Marciano.
A SPDM/PAIS realiza atualmente a gestão de 359 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).