Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde além das fronteiras

UBS Belenzinho implanta caderneta de vacinação em diferentes idiomas

Data Publicação: 13/05/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Grande quantidade de imigrantes cadastrados no serviço motivou o projeto

Um dos princípios do SUS é a universalidade, que garante atendimento em saúde a qualquer pessoa que precise, independente de sua nacionalidade. Em São Paulo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Belenzinho possui cerca de seis mil imigrantes cadastrados, de mais de 64 países, sendo a maioria vinda da Bolívia, Paraguai e Angola.

Diante desse cenário, é natural que a equipe se depare com alguns desafios no atendimento a estas populações, como dificuldades de comunicação por conta da diferença dos idiomas. Questões culturais são outras barreiras com as quais o serviço de saúde precisa lidar, a exemplo de locais em que a imunização por meio da vacina gera desconfiança devido à falta de conhecimento de sua função.

Na UBS Belenzinho, uma das soluções encontradas para amenizar essas diferenças foi traduzir a caderneta de vacinação para diversos idiomas, a fim de tornar as informações acessíveis para todos e incentivar a adesão ao esquema vacinal completo.

As traduções para inglês, espanhol, chinês, francês e árabe foram realizadas com o auxílio de páginas on-line e revisão junto aos próprios usuários, de acordo com a respectiva nacionalidade. Uma vez finalizadas, as cadernetas foram expostas no mural da UBS para leitura e eventuais consultas sobre as vacinas, incluindo informações específicas sobre as imunizações para crianças, adultos, gestantes e puérperas.

"Olhando o painel na minha língua, sinto segurança para vacinar minha filha mesmo não compreendendo o português direito", comenta Nilton Cajas, do Peru.

"A equipe tem um olhar cuidadoso e cheio de acolhimento para com os imigrantes. Esse projeto partiu de uma dificuldade na sala de vacina e transformou-se numa importante ação de acolhimento. É muito bom saber que posso contar com profissionais engajados com os princípios e diretrizes do SUS - universalidade do acesso, integralidade e equidade, destacando o atendimento humanizado que exemplifica todo esse projeto", finaliza Michele Nunes, gerente da Unidade Básica.

A UBS Belenzinho é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x