Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde da Mulher

Unidades realizam ações de promoção à saúde

Data Publicação: 26/03/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Em março é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03), quando diversos setores da sociedade se mobilizam para homenagear o público feminino. Os serviços de saúde também aderem à celebração da data com a realização de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Em São Paulo e Fortaleza, unidades da Secretaria Municipal de Saúde gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, realizaram programações temáticas para as pacientes. Confira:

São Paulo

UBS Jardim Sinhá e UBS Mascarenhas de Moraes As unidades, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), conduziram oficinas de automassagem, proporcionando momentos de autocuidado e contato com o meio ambiente, já que a ação aconteceu em um parque da região.

AMA/UBS Integrada Jardim Grimaldi A programação da unidade contou com teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consulta médica sem agendamento prévio e realização de Papanicolau (exame que visa detectar precocemente o câncer de colo de útero). Palestra sobre os direitos da mulher vítima de violência e divulgação dos canais de denúncia (190 - Polícia Militar; 180 - Central de Atendimento à Mulher) também fizeram parte da ação.

Casa do Parto de Sapopemba A equipe participou de evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que contou com tendas de diferentes serviços de promoção da saúde. A Casa, voltada para a realização de partos naturais humanizados, teve seu próprio espaço para a divulgação de informações sobre seu funcionamento, a fim de sanar as dúvidas das gestantes presentes na ocasião.

"Foi um evento muito rico de informações de várias categorias profissionais, tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho da unidade para as mulheres e o público em geral", comenta Fernanda Viviani, gerente da Casa do Parto de Sapopemba.

Hospital Amparo Maternal Funcionárias, pacientes e voluntárias puderam participar de uma missa temática, na qual foram abordados assuntos de grande relevância ao público-alvo da homenagem, como feminicídio e violência contra a mulher.

"Quando percebemos que estamos inseridas em uma instituição que une pessoas em prol do bem-estar das mulheres de diferentes etnias, crenças e nacionalidades, me sinto honrada em fazer parte dessa instituição", afirma Alessandra Costa, coordenadora de enfermagem.

A cerimônia religiosa foi seguida de um almoço comemorativo.

"A celebração em honra ao Dia da Mulher foi não apenas bela, mas também profundamente significativa. Como membros dedicados desta instituição, experimentamos um sentimento de acolhimento e gratidão durante a missa", ressalta Elizangela Lima, analista administrativa.

Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Perus As idosas atendidas pelo serviço participaram de palestra e exibição de vídeo sobre cuidados diários básicos com a higiene corporal e íntima, incentivando a valorização do autocuidado e a prevenção de doenças que estão associadas à falta de higiene.

A autoestima também esteve em pauta na ocasião, já que as mulheres presentes também puderam ter acesso a serviços de cuidado com unha e cabelo, além de sessão de maquiagem.

Fortaleza

Hospital da Criança Em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), as colaboradoras da unidade foram presenteadas com sessões de Reeducação Postural Global (RPG), higienização facial e auriculoterapia.

"Participar de um momento no dia em que posso ser cuidada no ambiente de trabalho é imprescindível para o meu bem-estar e saúde mental. Sou muito grata por essa ação!", comenta Flávia Gomes de Sousa, técnica de enfermagem.

Bases e Sede Administrativa SPDM/PAIS

Na Base Administrativa da instituição em Diadema, as funcionárias foram presenteadas com um cacto, simbolizando força, resistência e capacidade de prosperar em condições adversas.

"Realizar esta ação para celebrar o Dia da Mulher foi uma oportunidade incrível de reconhecer o valor das mulheres em nossa equipe administrativa. Ver a expressão de gratidão e alegria das funcionárias ao receberem os cactos e as mensagens foi muito gratificante. Acreditamos que gestos como esse são essenciais para fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais positivo e inclusivo", comenta Cristiane Veloso, coordenadora da base administrativa.

"Participar desta ação no Dia da Mulher foi muito especial para mim. Fiquei emocionada ao receber o cacto e as mensagens, me senti reconhecida e valorizada pela empresa. Foi muito especial, não estava esperando ser tão bem recebida. Essa iniciativa não só me fez sentir importante, mas também fortaleceu o espírito", ressalta Priscila dos Santos, analista ambiental.

No município de Santo André, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com a entrega de um presente simbólico para as profissionais da Base Administrativa, incentivando o autocuidado e a promoção da autoestima.

"Um dia tão especial com pessoas especiais! Ter a oportunidade de conhecer essas Mulheres com sua história de vida, que inspiram nosso dia, cada um com seu jeito e pensamentos, que durante nossa jornada enfrentamos as dificuldades juntas, nesse dia celebrar a diversidade e a força das mulheres, cada uma com seu talento e determinação e que todas se sintam empoderadas e valorizadas", comenta Magali Silva, assistente administrativa.

Já no Rio de Janeiro, o tema abordado na base administrativa foi a violência contra a mulher. A programação teve o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, que realizou uma apresentação sobre Políticas Públicas Municipais e Promoção dos Direitos das Mulheres. A Secretaria Estadual da Mulher também foi parceira do evento, com a disseminação de instruções sobre defesa pessoal, iniciativa que faz parte do Programa EmPODERadas.

"Esperamos ter contribuído no esclarecimento das políticas públicas para mulheres e desejamos que este conhecimento tenha real utilidade. É só assim, com persistência, conhecimento e empatia, que combatemos a violência contra a mulher", reforça Luana Tavares, analista de desenvolvimento humano organizacional.

Uma exposição de fotos das funcionárias, com o sugestivo tema "Mulheres Incríveis" e a divulgação das histórias de vida das funcionárias, complementaram as atividades em comemoração ao mês da mulher, que contou ainda com uma atividade de promoção da autoestima com a empresa de cosméticos MaryKay e um pequeno estúdio fotográfico para registrar a beleza de cada uma.

Sede Administrativa

Tendo como tema central "Autocuidado: Uma Prova de Amor Próprio", a comemoração ao Dia da Mulher na Sede Administrativa da SPDM/PAIS, em São Paulo, contou com roda de conversa e sessão de dança circular, a fim de incentivar a interação, integração e unidade das mulheres que fazem parte da equipe.

Ao final da ação, as participantes resumiram o que, em sua opinião, significou aquele momento: acolhimento, gratidão, autoconhecimento e aprendizado foram algumas das palavras mencionadas.

"Para mim, foi um momento em que as mulheres puderam se aproximar e compartilhar suas experiências. Quando você ouve a história da outra, isso gera uma conexão para além da rotina de trabalho, do dia a dia, e fortalece nossos vínculos", acredita Jessiane Rosa de Lima, analista de comunicação.

x