Data Publicação: 09/02/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Unidade especializada em oftalmologia é gerenciada pela SPDM/PAIS em parceria com a Prefeitura do Rio.
Em 1 ano de funcionamento, comemorado no dia 6 de fevereiro, o Centro Carioca do Olho (CCO), no Rio de Janeiro realizou 354.868 exames, 6.509 mil cirurgias (entre abril e dezembro de 2023) e distribuiu mais de 20 mil óculos, por meio da ótica pública do Sistema Único de Saúde (SUS), impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.
Gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o CCO surgiu como uma esperança para quem busca qualidade nos cuidados com a saúde ocular, uma das especialidades com maior procura na cidade.
Com uma vasta gama de especialidades, que incluem oftalmologia geral, pediátrica, estrabismo, retina, glaucoma e outros, o CCO se destaca como um dos mais modernos centros de saúde pública ocular da América Latina e também conta com uma equipe multidisciplinar completa, que garante cuidado para todos os pacientes.
O oftalmologista Rodrigo Schwartz Pegado, que atua como diretor geral da unidade, ressalta que cada procedimento realizado, cada par de óculos entregue, não é apenas uma correção visual.
"Representa acesso à educação, trabalho e qualidade de vida. Estamos dedicados a continuar nosso trabalho em prol da saúde e bem-estar de todos os usuários SUS", destaca.
A paciente Dulcineia Vitorino, do município de Duque de Caxias, relata sua experiência positiva. "Sempre somos muito bem atendidos. Os profissionais são ótimos e eu recomendo", afirma.
A agente de portaria acolhedora, Angela Ferreira Souza, que integra a equipe do CCO neste um ano, compartilhou sua experiência. "Eu uso o SUS e trabalhar no CCO é um sonho realizado. Recebemos retornos positivos dos pacientes, o que comprova que é um equipamento que a cidade estava precisando", enfatizou.
Rosiane Nascimento, diretora de Projetos da SPDM/PAIS, expressa gratidão pela parceria que tornou possível o sucesso do CCO, ressaltando o compromisso contínuo de fornecer assistência de qualidade com humanização e excelência.
"A chegada do CCO foi um divisor de águas para o SUS, pois foi idealizado e planejado para o cidadão carioca. Todos os pacientes merecem atendimento de qualidade, com humanização, excelência e acolhimento. É um privilégio para a SPDM/PAIS participar deste o projeto. O município poderá continuar contando conosco nessa iniciativa, pois é uma parceria celebrada em prol da assistência em saúde com cada vez mais qualidade à população", finalizou.
O CCO não só se preocupa com a saúde dos pacientes, mas também com seu bem-estar geral, oferecendo transporte gratuito para aqueles que precisam acessar os serviços.
A SPDM/PAIS é uma das maiores organizações sociais de saúde do País, realizando atualmente a gestão de 357 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.