Data Publicação: 02/02/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), conquistou uma das mais conceituadas certificações de qualidade da área da saúde no Brasil, para a UBS Joaquim Rossini/Vila Carioca Dr. Moacir Parra, localizada em São Paulo.
A unidade recebeu, no dia 1 de Janeiro de 2024, a acreditação ONA nível 1, Acreditado - que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.
Com foco na segurança do paciente, a UBS Rossini passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.
A unidade mapeou propostas de melhorias identificadas e construção dos processos de trabalhos enriquecendo os conhecimentos com resultado satisfatório e de destaque para iniciativas, como: Abordagem de Rua, Guia de Bolso e Programa Saúde na Escola (PSE).
"Foi uma experiência ímpar, com aprendizado e aperfeiçoamento dos processos de trabalhos por toda a equipe. O engajamento e a dedicação de todos foi fundamental, possibilitando implementar práticas seguras e melhorias contínuas", disse a gerente Roseli Pacheco.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma unidade de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
A paciente Vitorio Murari comenta estar satisfeita com o atendimento recebido na unidade. "Estou sendo acompanhada devido a dois problemas de saúde e confio muito no atendimento da equipe médica e de enfermagem. No que se refere ao atendimento geral, apesar de ter aumentado significamente o número de usuários devido o aumento populacional em nosso subdistrito, segue sendo de ótima qualidade".
A acreditação da UBS é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.
"Este é um momento de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo, SPDM/PAIS e seus stakeholders. A conquista desta certificação atesta que estamos empenhados na busca da melhoria contínua da assistência em saúde para toda a população, visando a segurança do paciente, a qualidade dos atendimentos e a resolutividade dos casos. É uma construção de estratégias coletivas em prol da saúde dos nossos pacientes", finaliza o coordenador de Processos e Qualidade na SPDM/PAIS, Michel Marciano.
A UBS Joaquim Rossini é uma unidade pertencente à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada pela SPDM/PAIS " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.